Moradores do Coqueiro ganham escola totalmente revitalizada

19/05/2023 14h00

“Eu estou me sentindo muito privilegiada e honra em estudar nesta escola, pois muitos estudantes em outras cidades não têm as mesmas oportunidades que eu em estudar em um ambiente tão bom como a escola Novo Brasil, que agora está toda reformada e revitalizada”, escreveu em uma redação a aluna Ana Beatriz Begot, de 13 anos, e aluna do 8º ano A na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Novo Brasil.

Professor da Beatriz, o educador Nelito Ribeiro dá aula de língua portuguesa e redação e propôs que os alunos escrevessem uma narração sobre como cada um se sente em relação à revitalização completa da escola em que estudam. Isso porque, na manhã desta sexta-feira, 19, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) entregou a EMEF Novo Brasil completamente requalificada.

Localizada na Cidade Nova III, esta é a 47ª unidade escolar entregue reformada pela atual gestão municipal. Outras 14 unidades estão em obra e devem ser entregues até o final de 2023, é o que afirma Leila Freire, secretária municipal de Educação de Ananindeua.

A escola Novo Brasil possui 185 estudantes, que estão matriculados entre os turnos da manhã e tarde e conta com quatro salas de aulas e oito turmas. Com a revitalização, a unidade escolar agora conta com todas as salas climatizadas e com novas carteiras, também novo telhado, pintura, banheiros e paisagismo, quadra reformada; além de uma sala multiuso e uma sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

“Vai mudar muita coisa! Os ambientes da escola agora são mais propícios para melhor receber e acolher nossos alunos. Agora, temos um refeitório com mesas para os estudantes terem onde comer tranquilamente, ar condicionado, área de lazer, a quadra reformada, entre outras melhorias”, explica a gestora da EMEF Novo Brasil, Vanusa Alves.

Mãe de Ana Beatriz, Leila Miranda reflete sobre o quanto a escola está diferente e em condições bem melhores que anteriormente. “Minha outra filha já estudou aqui anos atrás. E está tudo diferente. Fiquei muito feliz quando entrei aqui, porque, agora, vejo que é um privilégio a minha filha estudar aqui e as melhorias da escola vão beneficiar não só a minha filha, como todos que estudam na Novo Brasil”.

Apresentação de ballet

Os estudantes da Unidade de Ensino Infantil (UEI) Pequenos Ananis participantes do projeto “Ballet na Escola” dançaram para o público presente na reinauguração da EMEF Novo Brasil e encantaram ao apresentar a coreografia feita pela professora Treicy Martins.

Laís Alcântara é mãe de Pedro Isaque, que faz o Pré-II na UEI Pequenos Ananis e dançou na programação desta sexta-feira, 19. Para ela, a oportunidade de aprender ballet na escola e se apresentar a um público é uma ótima oportunidade. O pequeno bailarino afirma: “dançar é legal. Hoje tá sendo divertido”.