Projeto profissionaliza mulheres com curso de corte e costura

12/05/2023 15h24

“Costurar é doar amor, tecer alegria e transformar panos em sonhos”. Essa frase de Eveline Stefane Cabral inspira o projeto "Tecendo o Futuro", que capacita mulheres familiares de estudantes da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RME) com curso profissionalizante de corte e costura. Mães, avós, tias, irmãs e responsáveis que possuem vínculo com os alunos de alguma das 88 unidades escolares municipais da cidade podem participar.

Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Ananindeua por meio da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED) em parceria com a Fábrica Esperança, que fabrica os uniformes da RME.

Nas aulas, as participantes têm a oportunidade de aprender a profissão na prática, ao exercitarem o  corte e a costura ao experimentarem confeccionar os uniformes dos alunos da RME, entre outros modelos de roupas e vestimentas.

Marlúcia Luiza de Oliveira é supervisora do projeto e explica: “o curso tem o objetivo de alcançar as mães e familiares dos alunos para que elas aprendam a cortar e costurar não só na teoria, como também na prática”.

Eveline Stefane Cabral, 22, é tia de Sofia Moraes, de 10 anos, que estuda o 6º ano na Escola Municipal de Ensino (EMEF) Manoel Lobato, localizada no bairro Levilândia, em Ananindeua. A jovem participou da primeira turma do Tecendo o Futuro, em 2022, quando concluiu o curso.

“Sou tia da Sofia, que já estuda na Rede Municipal, e também sou mãe da Ysadora Stefany, de 3 anos, que vai começar a estudar nas escolas daqui também, a partir do segundo semestre”, conta Eveline.

Mercado de Trabalho

As alunas do Tecendo o Futuro finalizam o curso prontas para o Mercado de Trabalho e ainda podem ser contratadas para fazerem parte do próprio projeto.

“Não precisava ter nenhuma experiência com o corte e a costura, mas eu já conhecia um pouco sobre o ramo, porém nunca havia pegado em uma máquina industrial. Fiz o curso e tudo o que eu aprendi foi muito importante e eu sei que vou levar para toda a minha vida. Agora, eu estou tendo a oportunidade de estar aqui como bolsista, exercendo a função do curso, a profissão de costureira e quero conseguir um emprego em uma fábrica futuramente”, reflete a agora costureira Eveline Cabral.

“É muito importante para elas, que tinham um sonho que não conseguiam realizar, mas que, agora, estão concretizando através do projeto”, conta a supervisora do curso, Marlúcia Oliveira, que reconhece a importância da iniciativa da SEMED-Ananindeua para essas mulheres e suas famílias.

“É uma sensação muito legal saber que alunos vão poder usar uniformes que eu costurei nesse momento tão importante para mim que foi essa minha formação”, finaliza Eveline.

Com a parceria com a Fábrica Esperança, as mães e familiares de alunos da RME de Ananindeua podem ganhar uma bolsa por 2 meses para fazer parte do projeto na própria SEMED após a conclusão do curso e, ainda, ser contratadas pela Fábrica com todos os direitos garantidos.

“Este projeto é sobre inclusão e um sentimento de pertencimento diretamente ligado ao Movimento Educa Ananindeua. Nós formamos essas mães e familiares próximas aos alunos, elas fazem o curso e tem a possibilidade de trabalharem, de serem inseridas no Mercado de Trabalho exercendo a profissão”, explica a professora Leila Freire, secretária municipal de Educação.

Novas turmas

As novas turmas do projeto Tecendo o Futuro iniciaram as aulas na segunda-feira, 8 de Maio. São duas turmas, uma de manhã e uma de tarde, com 15 alunas em cada, totalizando 30 participantes.

O curso tem 25 dias de aulas teóricas e práticas e acontecem nos âmbitos da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Av. Magalhães, na Guanabara.