Escola Benedito Maia é entregue revitalizada pela Prefeitura de Ananindeua

13/03/2023 11h19 - Atualizada em 13/03/2023 12h24

“A Benedito Maia faz parte da minha história. Eu estudei aqui no começo dos anos 2000, e agora meu filho estuda aqui na escola, agora completamente reformada pela Prefeitura de Ananindeua”, enfatiza Margarida Martins, de 45 anos, mãe de Daniel Luiz, aluno do 9º ano na escola reinaugurada na manhã desta segunda-feira, 13 de Março.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benedito Maia, no bairro do Coqueiro, foi reentregue à comunidade escolar, após obra por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Esta é a 44ª  escola revitalizada pela atual gestão da Prefeitura Municipal.

Do quantitativo de 88 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua (RME), esta, por ser a entrega de número 44, representa a metade das unidades que já foram requalificadas pela Prefeitura de Ananindeua desde 2021.

Fundada em 1984, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benedito Maia funciona nos turnos da manhã e tarde, com 464 estudantes matriculados.

“A escola Benedito Maia está revitalizada de ‘A’ a ‘Z’, da mesa do refeitório, ao freezer, à geladeira, ao fogão, às carteiras da sala de aula, centrais de ar, tudo está renovado com grande qualidade”, contou Leila Freire, Secretária Municipal de Educação.

Laboratório e sala multifuncional

Com a reforma, agora a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benedito Maia, conta com um laboratório com computadores, livros, jogos educativos, além de variados objetos para o aprendizado de ciências, geografia, artes e outras disciplinas.

Daniel Luiz estuda nesta escola desde o 6º ano do ensino fundamental e, agora no 9º ano, reconhece que o laboratório vai ser muito importante para seu aprendizado. “Eu penso em seguir alguma profissão que tenha a ver com atividade física, alimentação. Então, este laboratório vai ser bem legal para que eu e meus amigos, possamos aprender mais sobre o corpo humano e informática, por exemplo”, conta o aluno.

A professora Denilda Cavalcante Ferreira, atua na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a qual foi revitalizada e completamente equipada, onde atende 24 estudantes dessa escola. “Agora, a sala está completamente revitalizada e com recursos. Um espaço totalmente agradável para deixar nossos alunos muito mais à vontade”, conta a educadora.

OPA!

Ex-aluna e agora mãe de aluno da Rede Municipal de Ensino (RME) de Ananindeua, a chefe de cozinha Margarida Martins fica feliz com a oportunidade que o filho vai ter de ir à Europa, caso a turma dele de 9º ano seja a primeira colocada na Olimpíada Pedagógica de Ananindeua (OPA). A turma de 5º ano e uma turma de 9º ano que ficarem em primeiro lugar na Olimpíada em 2023, serão agraciadas com uma viagem internacional para revisitar as origens da língua portuguesa em Portugal, e ainda conhecer lugares importantes também na França.

“É uma oportunidade grande, que vai nos estimular a estudar mais ainda e que será divertido”, reflete o aluno Daniel. “Eu e meus colegas, vamos precisar aprender juntos e nos ajudar, porque na OPA ganha a turma, não um aluno só”.