Capacitação integra servidores para fortalecer atendimento sobre calendário vacinal em Ananindeua

30/09/2025 13h57
Secom

Capacitação voltada ao calendário vacinal.Em Ananindeua, a integração entre as secretarias tem sido a chave para melhorar os serviços oferecidos à população. Nesta terça-feira, 30, servidores da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) participaram de uma capacitação voltada ao calendário vacinal, reforçando o compromisso do município em garantir mais qualidade no atendimento ao cidadão.

A iniciativa faz parte das ações em busca do Selo UNICEF – edição 2025-2028. O município que adere ao selo assume o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas, mobilizando esforços para promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. A vacinação é peça fundamental nesse processo, garantindo que Ananindeua siga avançando e fortalecendo sua rede de proteção.

Outro ponto importante é que a vacinação faz parte das condicionalidades do Programa Bolsa Família, que também exige a frequência escolar das crianças. Nesse contexto, a integração entre as secretarias se torna ainda mais necessária: enquanto a escola e a creche acompanham a presença e a rotina dos alunos, os CRAS realizam o mapeamento e acompanhamento técnico das crianças e adolescentes atendidos nas unidades socioassistenciais. Essas informações podem ser compartilhadas com a SEMED para verificar, por exemplo, se o número de vagas em creches está sendo suficiente, além de apoiar a SESAU no acompanhamento vacinal e na pesagem nutricional.

Titular da SEMCAT, Francy Pereira.A secretária da SEMCAT, Francy Pereira, destacou o caráter intersetorial da ação.

“O trabalho em rede é essencial para que possamos orientar melhor nossas famílias e garantir que nenhuma criança e adolescentes fiquem sem vacina. Essa é uma demonstração prática de que políticas públicas integradas dão mais resultados.”

Representando a SEMED, Dielly Colares.Representando a SEMED, Dielly Colares, que faz parte da coordenação do programa Saúde na Escola, reforçou o papel estratégico da escola nesse processo:

“É de suma importância essa integralidade, porque precisamos tanto do serviço social quanto da saúde. Os nossos professores e gestores necessitam dessa formação para que possamos levar para dentro das escolas orientações seguras, repassando para famílias, crianças e adolescentes a importância de manter o calendário vacinal em dia. Essa união fortalece o trabalho pedagógico e a proteção das nossas crianças.”

Representante da Coordenação de Imunização pela SESAU, Wadria Tenorio dos Santos Barata.Já pela SESAU, Wadria Tenorio dos Santos Barata, representante da Coordenação de Imunização, destacou o papel da integração para que o município alcance seus indicadores.

“É fundamental essa mobilização em torno da vacinação. Estamos em um momento em que precisamos ampliar a cobertura vacinal do município, e isso só é possível com a integração entre saúde, assistência social e educação. Quando unimos esforços, movimentamos o maior número possível de pessoas com o mesmo objetivo: garantir que nossas crianças e adolescentes cheguem à vida adulta protegidos contra doenças imunopreveníveis e com mais qualidade de vida.”

Com essa integração, Ananindeua reafirma seu compromisso em promover políticas públicas mais efetivas, garantindo que crianças e adolescentes cresçam com dignidade, saúde, proteção e acesso à educação.