Pipas, sorrisos e garantia de direitos: 2.º Pipaço Ananin movimenta a Orla de Ananindeua com mais de 400 pessoas
Manhã de diversão e conscientização
Secom
Kelvyn Fernando, de 13 anos, no 2.º Pipaço Ananin.“Minha pipa voou tão alto que parecia que ia tocar o céu! Foi o dia mais legal das minhas férias!”, contou Kelvyn Fernando, de 13 anos, com os olhos brilhando.
Kelvyn foi uma das 457 pessoas que participaram do 2.º Pipaço Ananin, realizado na última quinta-feira (10), na Orla de Ananindeua. A ação foi promovida pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), e reuniu crianças, adolescentes e seus responsáveis atendidos pelos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelos Serviços de Acolhimento Infantojuvenil (SAI) do município.
Mais do que uma brincadeira, o evento foi um verdadeiro ato coletivo de cidadania. O "Pipaço" celebrou, de forma lúdica e afetiva, os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a serem comemorados no sábado, 13 de julho. Todas as pipas foram confeccionadas pelas próprias crianças e adolescentes durante oficinas realizadas nas unidades socioassistenciais. A atividade estimulou a criatividade, o trabalho em equipe e o sentimento de pertencimento, tudo com base no direito ao lazer e à convivência comunitária, garantidos pelo ECA.
Titular da SEMCAT, Francy Pereira.“Brincar é um direito. E empinar pipa, além de divertido, fortalece vínculos afetivos e promove a convivência familiar e comunitária. O "Pipaço" foi uma forma de celebrar o ECA com leveza, mas também com consciência dos direitos da infância, além de alertar sobre o uso de linhas cortantes, como cerol e linha chilena”, destacou a secretária da SEMCAT, Francy Pereira.
Coordenadora do Departamento de Proteção Social Básica (PSB), Jéssica Sousa.A coordenadora do Departamento de Proteção Social Básica (PSB), Jéssica Sousa, reforçou que o evento foi pensado com muito cuidado e afeto:
“Essa ação visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promovendo o direito ao brincar e ao lazer. As crianças não só empinaram as pipas, elas construíram, coloriram, aprenderam sobre segurança e respeito ao próximo.”
Presença da deputada federal, Alessandra Haber.A atividade contou também com a presença da deputada federal, Alessandra Haber, que levou os filhos para participar do momento:
“É muito importante que nossas crianças tenham espaços seguros, com brincadeiras saudáveis e cheias de significado. Trouxe meus filhos para sentirem na pele o que é viver uma infância com dignidade. O ECA precisa estar sempre presente na vida de nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
Madson Miguel, de 11 anos, ganhou uma bicicleta.Entre os destaques do dia, o concurso de pipas empolgou a criançada. O grande vencedor foi Madson Miguel, de 11 anos, que conquistou o primeiro lugar com sua pipa colorida e firme no voo, sem uso de cerol, e saiu do evento com uma bicicleta novinha.
“Tô muito feliz, ainda não tinha uma bicicleta. É a minha primeira! Com ela eu vou para o CRAS e para a escola”, comemorou Madson, emocionado.
Durante toda a manhã, as equipes da SEMCAT realizaram orientações sobre os riscos do uso de cerol, alertando para os perigos que essa prática representa tanto para quem empina quanto para pedestres e motociclistas. A mensagem foi clara: diversão com segurança sempre!
Márcio Chagas, pai do Emanuel, de 12 anos.Pais e responsáveis também celebraram o momento. Márcio Chagas, pai do Emanuel, de 12 anos, relembrou sua infância:
“Ter esses momentos com os nossos filhos é maravilhoso, são memórias que vão durar pra vida inteira. Aprendi a empinar com meu pai, meu pai com o meu avô e agora estou ensinando o meu filho. Isso aqui não tem preço. Obrigado à Prefeitura por proporcionar isso pra gente.”
Linda Nascimento, mãe do pequeno Willian.Linda Nascimento, mãe do pequeno Willian, também se emocionou ao ver o filho empinando pela primeira vez:
“Foi mágico. A gente vive tão preso à rotina que esquece como é importante brincar junto. Ele até me deu aula de como empinar. Vou guardar esse dia no coração.”
Thiago Pereira, de 12 anos.Já Thiago Pereira, de 12 anos, não escondeu a alegria com a nova experiência:
“Nunca tinha vindo empinar pipa na orla. Essa foi minha primeira vez. Amei, foi muito legal!”
Sancionado em 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma das legislações mais avançadas do mundo na garantia de direitos da infância e da adolescência. Ele assegura o direito à vida, saúde, educação, lazer, cultura e à convivência familiar e comunitária.
O 2.º Pipaço Ananin mostrou que o brincar, quando aliado à proteção e à escuta, pode transformar espaços públicos em cenários de afeto, cidadania e inclusão social.