110 casais dizem “sim” no casamento comunitário promovido pela Prefeitura de Ananindeua
A formalização da união garante direitos e acesso a benefícios
Secom
Dona Edilair Marivalda, ao lado do agora marido Raimundo Guedes.“Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Esperei 40 anos por esse sonho, a oficialização da nossa união. Hoje, eu disse ‘sim’ para o amor da minha vida, diante de Deus, da minha família e de toda Ananindeua.” A voz embargada de Dona Edilair Marivalda, ao lado do agora marido Raimundo Guedes, resume perfeitamente o sentimento que tomou conta do grande salão, cuidadosamente decorado para o casamento comunitário promovido pela Prefeitura de Ananindeua, na sexta-feira, dia 23 de maio, no SESI Ananindeua.
Foram 110 histórias de amor celebradas em um só dia. Casais de todas as idades, de diferentes trajetórias, unidos por um mesmo sonho: oficializar sua união com dignidade, afeto e reconhecimento. Em meio a véus, buquês, alianças e muita emoção, Ananindeua foi palco de um verdadeiro espetáculo de amor coletivo que vai ficar para sempre na memória de quem viveu esse momento.
Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, ao lado da primeira-dama e deputada federal Alessandra Haber. A cerimônia, organizada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), reuniu autoridades, familiares, amigos e muita emoção. O evento contou com a presença do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, que falou com o coração.
“Ananindeua se vestiu de amor hoje. Ver esse sonho se realizar para tantas pessoas é algo que nos enche de gratidão e emoção. Esse casamento não é apenas uma cerimônia, é um gesto de respeito, cidadania e esperança. Nosso governo acredita no amor e na importância de garantir direitos e dignidade às famílias.”, destacou o prefeito, que fez questão de acompanhar cada detalhe da cerimônia, cumprimentando e abraçando os casais.
Em seu discurso, Daniel fez questão de compartilhar sua própria história. “Casamento é uma escolha diária. Eu fiz essa escolha há muitos anos e não me arrependo. Casei com o amor da minha vida. Alessandra é minha parceira, minha amiga e mãe dos meus filhos. Que Deus abençoe cada um de vocês e que Ele seja o guia do matrimônio de todos aqui presentes.”
Ao seu lado, a primeira-dama e deputada federal Alessandra Haber reforçou o carinho com que tudo foi preparado. “Cada detalhe foi pensado com muito amor. Cada flor, cada música, cada olhar daqui tem um significado. Casar é mais que um evento, é um recomeço, uma reafirmação de fé no amor e no outro.”
Titular da SEMCAT, Francy Pereira, "dignidade, inclusão e segurança".A secretária da SEMCAT, Francy Pereira, destacou que o casamento comunitário vai além da celebração — é um ato de transformação social. “Além da cerimônia, os casais saem daqui com a certidão de casamento nas mãos. Isso representa dignidade, inclusão e segurança. A formalização da união garante direitos, acesso a benefícios e fortalece os vínculos familiares. Isso é política pública feita com amor, feita com o coração.”
Juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Carlos Márcio, "vivam esse amor intensamente".O juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Carlos Márcio, também deixou sua mensagem de amor e reflexão aos noivos. “Hoje vocês afirmam, publicamente, que escolheram amar. Amar é um exercício diário, é acordar e escolher estar ao lado de quem se ama, nos dias bons e nos dias difíceis. Que vocês vivam esse amor intensamente, todos os dias.”
Liliane Araújo e Edinaldo Coelho, moradores da ilha Remanso e juntos há 12 anos.Entre os noivos, as histórias se cruzavam, carregadas de lágrimas, abraços, gratidão e felicidade. Liliane Araújo e Edinaldo Coelho, moradores da ilha Remanso e juntos há 12 anos, viveram o dia como um verdadeiro conto de fadas. “Nunca tivemos condições de fazer uma festa, nem de pagar o cartório. Hoje a Prefeitura realizou nosso sonho. É muito gratificante. Na ilha, muitos já estão casados, menos nós. Agora, somos uma família completa e esse dia vai ficar marcado pra sempre”, contou Edinaldo, emocionado.
Andreia Monteiro, disse sim !Com lágrimas nos olhos, Andreia Monteiro expressou o sentimento que dominava o evento. “A palavra hoje é gratidão. Gratidão por esse sonho realizado, por essa festa linda, por esse novo começo na minha vida. Estou muito, muito feliz. Casei com o amor da minha vida. Obrigada prefeitura por esse momento maravilhoso que proporcionou para todos nós.”
Após os votos, a assinatura da certidão e o tão esperado “sim”, os casais foram recepcionados com uma linda festa, que teve direito a bolo, brinde coletivo, música ao vivo e muitos registros fotográficos para eternizar esse dia tão especial. Ananindeua celebrou, mais uma vez, o poder transformador da cidadania, da dignidade e, acima de tudo, do amor.