Chocolate Artesanal é tema de oficina no CRAS de Ananindeua

Mulheres do CRAS participam de produção de Chocolate Artesanal e se preparam para o Natal.

20/11/2023 09h55 - Atualizada em 20/11/2023 10h52

Oficina de produção de Chocolate Artesanal.Dezembro é um mês cheio de encantos, as pessoas começam a se preparar para a chegada do Natal. Pensando em dar um toque ainda mais especial nas festividades e garantir uma renda extra, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), em parceria com o Serviço de Aprendizado Rural (SENAR), realizaram entre os dias 13 e 17 de novembro a oficina de produção de Chocolate Artesanal com os grupos de mulheres do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jaderlândia, que são acompanhadas pelo PAIF.

O curso faz parte do Programa Municipal Talento e Oportunidade, que tem como objetivo promover o aprendizado a fim de que os participantes possam desenvolver habilidades e reconhecer talentos, além de qualificá-los para o mercado de trabalho e na geração de renda. Desde 2021, o programa já transformou aproximadamente 6 mil vidas.

A coordenadora do CRAS Jaderlândia, Bruna Maués,  explicou que “o intuito da oficina foi abrir novas oportunidades para a geração de renda, estimulando o empreendedorismo e a autonomia financeira. Então, pensando nisso, planejamos fazer o curso próximo de dezembro para elas aproveitarem as datas comemorativas, assim acrescentar a renda familiar e crescer profissionalmente”.

Marquia Elizabete, deu dicas às participantes.

A instrutora da oficina de doces regionais do SENAR, Marquia Elizabete, deu dicas às participantes. “Esse curso foi pensado para que elas possam comercializar não só os doces tradicionais, mas doces decorados e temáticos, utilizando as técnicas de chocolate. Elas aprenderam a fazer barra de cereal, bombons de cupuaçu, açaí e coco, além de doces finos. Durante a oficina, elas saíram um pouco do tradicional e puderam produzir doces diferenciados”.

Eliene Garcia.

Eliene Garcia, doceira, participou da oficina e agradeceu a gestão do prefeito doutor Daniel Santos pela oportunidade. “Eu gostaria de agradecer a gestão, ao prefeito doutor Daniel, por essa oportunidade de crescer no mercado que é tão disputado e que faz tanta diferença. Aqui eles estão mostrando que a gente é capaz, que a gente consegue. E muito obrigada oportunidade”.

Val Albuquerque.

Val Albuquerque, de 38 anos, já tem planos para o que aprendeu durante o curso. “Sou mãe solo, sustento meus 3 filhos e no momento estou desempregada. O CRAS tem me ajudado bastante, com atividades e apoio alimentar. Vim fazer o curso de doces sem saber nada e saiu daqui com bastante conhecimento. Gostei muito do doce de cupuaçu, vou fazer para vender. Fim do mês recebo o dinheiro do Bolsa Família e vou separar uma parte para comprar os ingredientes e garantir uma graninha no mês de dezembro”, comentou.