Erradicação do trabalho infantil: SEMCAT realiza premiação dos vencedores do concurso de desenho e redação em Ananindeua

Ao final do evento, foi lançado o novo concurso de redação, com o tema “Ananindeua, 80 anos. Minha cidade em outro patamar”.

08/11/2023 15h13 - Atualizada em 08/11/2023 16h26

Jean Santos, destaque na categoria redação.“Meus pais são catadores. Minha infância não foi como de muitas crianças, com estudo, lazer e garantia de direitos, fui para as ruas vender bombons no sinal e tinha dias que eu faltava a escola. Por muito tempo pensei que aquilo era o correto, mas as pessoas que trabalham no CRAS me mostraram que não, que eu precisava estudar, que eu precisava brincar, que eu tinha direitos. Então minha vida começou a mudar, minha prioridade mudou. Hoje já tenho 17 anos, sou estudante e luto para que outras crianças não passem pelo que eu passei”, contou o garoto Jean Santos, destaque na categoria redação. E deixou um aviso. “Não compre bombom de uma criança, porque você estará incentivando o trabalho infantil”.

Jean faz parte do CRAS Santana do Aurá e foi um dos 8 vencedores da 3ª Edição do Concurso de Desenho e Redação promovido pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT). A cerimônia de premiação, marcada com muita alegria, emoção e orgulho para pais e responsáveis, ocorreu na última terça-feira (07) no auditório da Faculdade Estácio de Sá.Crianças e adolescentes recebe o desafio de produzir desenhos e escrever redações.

A competição começou no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, quando as crianças e adolescentes receberam o desafio de produzir desenhos e escrever redações a partir das temáticas sobre o trabalho infantil. Neste ano, o tema foi “Quando penso em infância e adolescência, penso em algo sagrado, em proteção, em futuro, em afeto e cuidado”. Direcionado às crianças e adolescentes atendidos pelos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ananindeua.

Secretária da SEMCAT, Marisa Lima“Nós, como sociedade e agentes de garantia de direitos, devemos assegurar o direito das crianças de terem acesso à educação, lazer e saúde. Nós, da SEMCAT, trabalhamos durante os 365 dias do ano, porque o trabalho infantil não é normal. A minha infância foi marcada por isso, meus três primeiros irmãos foram frutos do trabalho infantil, eles vendiam jornal nas ruas e eu resolvi romper com esse ciclo, não queria ser vendedora de jonal, queria estudar, me formar, ser uma profissional e hoje tenho muito orgulho de dizer que fui a primeira da minha família que mostrou para todos que esse ciclo do trabalho infantil poderia ser rompido. Eu entendo o que essas crianças e adolescentes passam, nós precisamos erradicar o trabalho infantil”, afirmou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima.

Os participantes foram divididos em três categorias, sendo elas: até 8 anos - desenho; de 8 a 11 anos - desenho; de 12 a 17 anos - redação. Os destaques ganharam uma televisão e os dois primeiros colocados de cada categoria receberam um tablet.

Aluna,Vitoria Carvalho.Vitoria Carvalho, comentou sobre a sua redação. “Estou muito feliz de ter participado do concurso e a minha redação ter sido um dos premiados, eu aprendi muita coisa sobre o assunto, sobre os nossos direitos. Minha redação foi sobre direitos, que temos o direito de estudar e ter momentos de lazer, coloquei no papel como era a minha realidade, pois eu trabalhava para ajudar no sustento de casa e no CRAS aprendi que isso era errado, que eu precisava estudar, pensar onde eu gostaria de estar no futuro. Tudo tem o seu tempo”.

Ana Clara, ganhou uma televisão.Ana Clara, de 10 anos, retratou no seu desenho que o CRAS é um lugar de proteção e cuidado. “Quando comecei a desenhar, pensei no CRAS como um lugar onde todas as crianças estão seguras e podem sonhar com um futuro melhor. Tô muito feliz em ter ganhado, muito mesmo, essa televisão vai ficar no meu quarto”.

Ao final do evento, foi lançado o novo concurso de redação, com o tema “Ananindeua, 80 anos. Minha cidade em outro patamar”, no qual os participantes irão descrever como gostariam de ver o município. As inscrições vão até o dia 15 de dezembro nos CRAS da cidade.

Somente este ano, os CRAS de Ananindeua realizaram 25.080 atendimentos às crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, oferecendo serviços, programas e benefícios voltados a prevenir situações de risco e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Comparado com o ano de 2020, houve 18.078 atendimentos, ou seja, o trabalho oferecido pela gestão a esse público cresceu aproximadamente 40%, assim, aumentando a assistência aos usuários.

Concurso de desenho e redação em Ananindeua

Saiba mais

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define como trabalho infantil aquele que priva as crianças de sua infância, seu potencial e sua dignidade. A Constituição Federal, em seu artigo 7º, proíbe no Brasil o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 anos e qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. De acordo com as instituições, o trabalho infantil é diferente daquelas tarefas rotineiras dadas as crianças pelo pais, como arrumar a cama ou lavar a louça, ele é caracterizado por uma rotina que não permite que as crianças estudem, tenham momentos de lazer e condições de se desenvolverem.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números relacionados ao trabalho infantil no Brasil correspondem a 1,8 milhões de crianças e jovens.

Vencedores Concurso Desenho:

Ana Clara -CRAS Uirapuru