Projeto SUAS ConversAÇÕES Ananin é o resultado do monitoramento e avaliação junto aos CRAS de Ananindeua

18/10/2023 12h52 - Atualizada em 18/10/2023 14h56
Secom

No sentido de executar as competências de monitoramento e avaliação, o Departamento da Proteção Social Básica (DPSB), da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), criou o Projeto SUAS ConversAÇÕES Ananin, o qual vem promovendo uma série de reuniões junto aos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS). Na última segunda-feira (16), o encontro ocorreu no CRAS Curuçambá.

Segundo a coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Cristina Sousa, o projeto tem por objetivo discutir questões postas pela sociedade, aprimorar as práticas profissionais realizadas por meio de diálogos juntos aos trabalhadores dos CRAS, com vistas ao fortalecimento das ações da PSB, tendo por base nas Orientações Técnicas do Serviço de Proteção Integral à Família; a integração entre as equipes de trabalho e o compromisso com o Trabalho Social com Famílias (TSF).

O “SUAS ConversAÇÕES Ananin” possui duas direções: uma por meio do apoio técnico divulgando conteúdos e conceitos sobre as ações dos serviços via Cards; e a outra presencial, por meio de diálogos promovidos pelos próprios técnicos do DPSB e dos CRAS, junto aos trabalhadores que vivenciam o cotidiano de suas práticas profissionais. O projeto também propõe um diálogo multiprofissional, pois os CRAS contam com profissionais de Serviço Social, Psicologia e Pedagogia. E tem a pretensão de apontar os desafios e as possibilidades postas à prática profissional realizada nas unidades.

Os diálogos vêm propiciando qualificação entre os profissionais, pois necessitam estar livre da visão tradicional do assistencialismo e clientelismo, conforme as orientações técnicas (2012); além de pensar e planejar ações que envolvam a família como um todo, evitando atendimentos de forma segmentada. As ações devem estar pautadas na prevenção, proteção e na proatividade.

A temática do encontro foi sobre o atendimento e o acompanhamento no âmbito da família no Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); e foi ministrada pela equipe do Cras Santana do Aurá, Zuliene Martins e Priscila. “Só posso agradecer à secretária Marisa e a Cristina, a equipe do CRAS Santana do Aurá está sempre à disposição para contribuir com a gestão. O nosso compromisso com os usuários, no que concerne a garantia de direitos, nos motiva diariamente. Foi muito gratificante o diálogo do ConversAÇÕES Ananin e a participação dos colegas nessa troca de experiências. Obrigada!”, agradeceu Zuliene.