Dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é marcado com palestra

18/05/2023 16h57 - Atualizada em 18/05/2023 18h32

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), 80 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual diariamente no Brasil, seja física ou psicológica. E se comparado os dados dos quatro primeiros meses deste ano de 2023 com o mesmo período de 2022, houve um acréscimo de 68% nos casos de violação. De acordo com os dados, o lugar onde acontece o maior número de violações é a casa da vítima ou de familiares, com mais 5,9 mil denúncias e 10,7 mil violações.

A partir desse cenário e alusão ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) e da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com o Ministério Público, realizaram nesta quinta-feira uma ação na EMEF Padre Pietro Gerosa, bairro Aurá, voltada à prevenção desse tipo de violência.

A promotora de Justiça Titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Ananindeua, Priscila Costa Moreira, ressaltou o objetivo da ação. “Hoje o nosso intuito foi de reforçar aos estudantes sobre a questão do enfrentamento da violência sexual, com o intuito de conscientizar os alunos e contribuir com informações a respeito de formas de prevenção, que eles saibam que toda a rede de atendimento do município pode ouvi-los, independente do dia ou da hora. A defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes é integrada e transversal, a qual envolve o Ministério Público, o Poder Judiciário, o Defensor Público, os órgãos do Sistema de Justiça, os órgãos ligados à Prefeitura de Municipal e o Estado, assim como a sociedade civil”.

Durante a ação, a promotora Priscila e a doutora Vyllya Sereni, da  4ª PJ da Infância e da Juventude, destacaram sobre os direitos das crianças e adolescentes, além dos tipos de violência que podem ocorrer. A aluna Juliane Borges, de 13 anos, comentou que desconhecia as formas que seus direitos poderiam ser violados. “Eu tinha escutado sobre a violência física, psicológica e sexual, mas ainda não sabia que existia a violência institucional, que é o desrespeito diante de palavras, manipulação, xingamento”.

O estudante Caio Daniel, de 14 anos, comentou sobre quem ele pode procurar diante de uma situação de risco. “A palestra foi muito boa e bem explicativa. O que mais me chamou atenção foi sobre para quem posso procurar, que pode ser alguém da família, escola, serviço de saúde, disque denúncia, Conselho Tutelar, Ministério  Público, delegacia de polícia, CRAS e CREAS de Ananindeua”.

Durante o evento, a vereadora municipal Geisa Fênix contou seu testemunho sobre a violência sexual. “Desde os meus 5 anos de idade até os meus 18 anos fui vítima de violência sexual. Um período bem difícil, onde a minha infância e adolescência foram marcadas negativamente pelos constantes estupros que eu sofria, o que me causou depressão. E para superar essa fase, contei com o apoio da minha mãe e escola onde eu estudava na época, onde eu participava de atividade esportiva, como o futebol. Eu tive ressignificar a minha vida”. E deixou um recado. “Se você está passando pelo que eu passei, não tenha medo e denuncie”.

A secretária da Semcat, Marisa Lima, também estava na ação e ressaltou sobre a programação especial planejada para esse mês. “Precisamos combater todos os tipos de abuso e exploração sexual das nossas crianças e adolescentes. A Semcat, por meio dos CRAS e CREAS, realiza um trabalho de orientação durante todo o ano, e durante esse mês temos intensificado de forma mais profunda essas questões”.

Canais de denúncia

Disque 100

Conselho Tutelar: (91) 3295-1451

Acompanhe as próximas ações:

DIA 19/05/2023

CRAS Uirapuru - caminhada

Hora: 8h

Local: Conjunto Uirapuru, quadra 37, s/nº, bairro Icuí-Guajará

Ponto de encontro e parceria: Paróquia Ascensão do Senhor

CRAS Distrito - roda de conversa

Hora: 8:30h

Local: E.M.E.F Cândida de Souza - Av. Zacarias Assunção, Bairro Distrito

DIA 20/05/2023

CRAS Curuçambá - roda de conversa

Hora:9h

Local: Escola Hildegarda Miranda - Rua Principal do Curuçambá, Final da Linha Curucamba Ananindeua

DIA 23/05/2023

CRAS Guanabara - roda de conversa

Hora: 8h às 11h

Local: EMEF João Rafael

Endereço: Rua Ricardo Borges, nº 2001, bairro Guanabara

Público: crianças 05 a 10 anos

CRAS Daniel Reis - roda de conversa, com teatro

Local: Escola Municipal Bugarelli - Av. Cláudio Sanders, bairro Centro.

DIA 25/05/2023

CRAS Daniel Reis - roda de conversa, com teatro

Hora: 10h

Local: LBV - Av. Cláudio Sanders, bairro Centro.

Dia 26/05/2023

CRAS Daniel Reis - caminhada e roda de conversa

Hora: 8h

Local: Escola Municipal Amélia Reis - Rua Bom Sossego, Passagem Nova Itabira, nº 1568, bairro Centro

DIA 29/05/2023

CRAS Curuçambá - barqueada

Hora: 9h

Local: Ilhas e Comunidades de Ananindeua

DIA 31/05/2023

CRAS Estrela Ananin - roda de conversa

Hora: 8:30h

Local: Escola Maria Estelita

Endereço: Conjunto Girassol Alameda Mexicana, 42 entre Rua Flor de Lins e Alameda Azaleia.