Prefeitura de Ananindeua comemora o dia do Assistente Social

11/05/2023 12h16 - Atualizada em 11/05/2023 12h47

O profissional do Serviço Social é uma figura indispensável na luta pela igualdade, onde o trabalho é pautado em muito estudo, dedicação e comprometimento. Para homenageá-los, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), realizou nesta quarta-feira (10) uma programação especial para todos os profissionais da área que atuam na administração municipal e também na iniciativa privada. O evento, alusivo ao Dia da Assistente Social, comemorado nacionalmente no dia 15 de maio, ocorreu no auditório da UNAMA BR e reuniu cerca de 150 pessoas.

Ao parabenizar as(os) assistentes sociais, a secretária da SEMCAT, Marisa Lima, reforçou a importância do trabalho que realizam em situações complexas. “Hoje estou aqui para demonstrar minha gratidão e reconhecimento ao trabalho fundamental que vocês exercem na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Trabalhar nesta área exige muita dedicação, sensibilidade e amor ao próximo. Vocês merecem ser homenageadas(os) todos os dias e nada melhor do que um curso de formação continuada para adquirir conhecimento técnico, um tempo para construir, reconstruir, repensar e para buscar oferecer o melhor atendimento aos nossos usuários. Tenho orgulho de trabalhar com vocês que lutam junto comigo e com o prefeito doutor Daniel por uma Ananindeua melhor, mais justa e igualitária. Gratidão. Sigo comprometida com essa profissão e lutando por ela”, declarou a secretária.

Este ano, o tema foi “Serviço Social, necessário para Ananindeua”, em uma ampla discussão sobre o serviço social e as políticas sociais na contemporaneidade. Segundo a coordenadora da Gestão do Trabalho, Pâmela Almeida, o encontro teve como objetivo contribuir para fomentar as reflexões teóricas, com suas devidas mediações em relação à realidade social que chegam aos/às assistentes sociais das unidades da SEMCAT.

“Momento importante para se repensar, reconstruir e construir estratégias de intervenção, principalmente esse ano que a temática destaca o Código de Ética e a Lei de Regulamentação da Profissão, que para muitos pode não significar nada, mas para nós são pilares da nossa atuação profissional. Outro ponto importante do encontro deste ano foram os relatos de experiências de assistentes sociais nos dois níveis de proteção do SUAS. Então, embora esse seja um momento comemorativo, ele também é um momento informativo e de reflexão do nosso fazer profissional. Também quero destacar que hoje vivenciamos em Ananindeua um momento histórico, pois é a primeira vez que conseguimos implementar a lei que regulamenta o SUAS, é nessa gestão que vemos a lei que regulamenta os benefícios eventuais, em que muitos municípios do nosso Estado ainda não têm”, ressaltou a coordenadora.

O encontro teve a participação da professora Esther Lemos, atual coordenadora de relações internacionais da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), e da professora Daniela Castilho da Universidade Federal do Pará (UFPA), que levaram os participantes a refletirem sobre a perspectiva de organização da classe trabalhadora, em que o profissional do serviço social também faz parte dessa classe trabalhadora. Esther afirmou, que o serviço social é essencial para Ananindeua porque pode contribuir nas respostas das necessidades sociais das classes trabalhadoras. Assim, além de ser uma profissão de natureza interventiva nas questões sociais, podem produzir conhecimento sobre essa mesma realidade.

Já a palestra das professoras da UFPA, Maria Antônia e Sandra Helena, foi sobre “A instrumentalidade do Serviço Social no fazer profissional no SUAS e os desafios na contemporaneidade" e deixaram um alerta. “As condições de trabalho da política de assistente social tinha muitos limites até o ano de 2016, mas hoje piorou. E é nesse contexto de tantas dificuldades de 2023 que encontro profissionais mais comprometidos a dar o melhor. Mas lembrem-se, vamos cuidar do nosso trabalho, mas também de nós, pois isso é fundamental para que o trabalho flua. E esse autocuidado está diretamente ligado a instrumentalidade”, afirmou Maria Antônia.

Sobre a data

A data, 15 de maio, celebra o profissional do Serviço Social, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou à margem da sociedade.

No serviço público, o papel desses profissionais é de suma importância, pois eles/as são responsáveis por planejar, executar, monitorar e avaliar as ações para atender às necessidades sociais (desemprego, moradia, violência, desigualdade social, saúde, educação, entre outras).

Serviço

A sede da SEMCAT está localizada na Passagem Suely, esquina com a Avenida Cláudio Sanders, bairro Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.