Idosa de 85 anos é resgatada de maus tratos em Ananindeua

06/05/2023 14h50 - Atualizada em 06/05/2023 15h16

Debilitada, com fome, sede e ferimentos no corpo, foi assim que a equipe da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPID) e da Prefeitura de Ananindeua, encontraram uma senhora de 85 anos nesta sexta-feira (05). Segundo o denunciante, a idosa sofria maus tratos há seis anos de sua cuidadora. Após o resgate, a idosa foi encaminhada para a UBS Celso Leão, onde passou por uma avaliação clínica e recebeu os primeiros atendimentos médicos. Ela também foi submetida a exames e consultas na UPA Marighella.

Depois dos cuidados médicos, a equipe da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT) levou a senhora ao Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Ananindeua, onde ficará por tempo indeterminado. “A partir de agora, a Prefeitura de Ananindeua irá se responsabilizar e se tornar a guardiã dessa idosa, uma vez que a mesma não tem parentes e pela razão de não podermos devolvê-la para residência onde os seus direitos estavam sendo violados. Aqui no ILPI ela foi acolhida e já começou a receber todo cuidado e amor da nossa equipe”, ressaltou a secretária da SEMCAT, Marisa Lima.

A casa de acolhimento é voltada para idosos, que não dispõem de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de abandono e/ou com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. Atualmente são atendidos 10 idosos no ILPI e devido o aumento da demanda, o prefeito doutor Daniel Santos se sensibilizou e está buscando um espaço maior para melhor atender a população que necessita dos serviços.

A Prefeitura de Ananindeua segue trabalhando, para que os direitos e garantias da senhora e de todos os idosos do município, sejam assegurados.

O caso segue sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPID).

Violência contra o Idoso

O Estatuto do Idoso, promulgado pela lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, descreve a violência contra o idoso como qualquer ação ou omissão, praticada em local público ou privado, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.

Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), os casos de maus tratos contra idosos dobraram nos três primeiros meses de 2023, com 34.243 denúncias registradas, comparado a 19.562 no mesmo período do ano passado.

Denúncia

Para denunciar casos de violência contra idosos, basta ligar para o Disque-Denuncia (181) ou pelo whatsapp (91) 98115-9181. Não há necessidade de se identificar.