SEMAD realiza ação alusiva à campanha Novembro Azul

30/11/2023 13h11

Com o intuito de alertar os homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) de Ananindeua, realizou nesta quinta-feira (30) uma ação alusiva ao Novembro Azul com os servidores do órgão.

Equipe da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO).

O bate papo foi conduzido pela equipe da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), que foi em cada sala da secretaria e apresentou aos servidores dados estatísticos, além de pontuar a importância dos homens realizarem os exames preventivos necessários para o diagnóstico precoce. “A gente sabe que o câncer de próstata é uma doença silenciosa, por isso precisa ser prevenida o mais cedo possível. As chances de cura estão diretamente relacionadas ao estágio em que a doença for descoberta”, enfatizou a diretora do DSO, Ana Paula Silva.

Marcelo Santa Brigida

O servidor Marcelo Santa Brigida, conta que já faz exames médicos regularmente. “Essa ação é muito importante porque faz um alerta a todos os homens que muitas vezes por timidez não procuram o médico. Além de nos ajudar a lembrar da importância dos exames. Foi um puxão de orelha”.

Para o servidor Mário Furtado, a iniciativa da DSO foi muito positiva. “Muitos homens não se atentam e ainda têm muito preconceito, mas falar sobre o assunto é importante para acabar com essa barreira”.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde, no Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.