Hemopa e Prefeitura de Ananindeua celebram parceria no Dia Nacional do Doador de Sangue

25/11/2023 20h34 - Atualizada em 26/11/2023 07h24

Neste sábado, 25, em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, a Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), levou uma caravana com servidores e estagiários ao hemocentro de Ananindeua para contribuir com o estoque de sangue da região.

“Essa parceria tem como principal objetivo salvar vidas. Nossos servidores, inclusive estagiários da prefeitura, abraçaram a causa e reservaram parte do seu dia para doar sangue. É um gesto solidário e de grande relevância. Sabemos que esse ato vai impactar a vida de muitas pessoas”, afirma o Secretário Municipal de Administração (SEMAD), Thiago Matos.

Apesar do medo, a servidora da SEMAD, Renata Rebouças, também participou da ação. “Estava apreensiva, mas depois refleti o quanto esse gesto de amor  vai proporcionar esperança a quem dela necessita. Acabou que a doação foi rápida e super tranquila. Estou super feliz”, comentou.

Para a servidora Ana Paula Silva, esse momento foi muito especial. Pela segunda vez, ela conseguiu realizar o que tanto desejava: doar sangue. Por muito tempo, isso não foi possível devido a falta de alguns requisitos básicos que a impediam.

“Agradeço à iniciativa do Hemopa em parceria com a Prefeitura que tornou isso possível. É gratificante sentir que estou fazendo a diferença e ajudando quem precisa. Hoje, me sinto realizada por ter superado esse obstáculo e por poder participar desse gesto solidário e tão importante que é salvar vidas”, afirma a servidora.

Assim, como Renata e Ana Paula, muitos doadores se fizeram presentes nesse dia. Todos foram acolhidos com música e muito carinho. E para comemorar teve parabéns, bolo e brindes. Na ocasião, o Hemopa reconheceu e valorizou profundamente o compromisso de todos os doadores.

“Aproveitamos esse dia para agradecer a todos os doadores de sangue que, com generosidade e solidariedade, contribuem para o abastecimento dos estoques. Vocês são parte essencial da missão de salvar vidas. Cada doação faz a diferença. O Hemopa reconhece e valoriza profundamente a colaboração de todos”,  declara a Assistente Social do Hemocentro Ananindeua, Marcela Silva.

De acordo com o Hemopa, uma única bolsa de sangue doada tem o potencial de ajudar até quatro pessoas, já que os componentes do sangue (plaquetas, plasma e hemácias) são separados e utilizados de acordo com a necessidade de cada paciente. Por isso, a importância da conscientização da sociedade para este ato humanitário e de responsabilidade social. As parcerias fazem parte de estratégias para formar agentes multiplicadores e disseminadores da doação de sangue e assim manter o estoque sempre abastecido.

Para quem tiver interesse de saber quais os critérios para a doação sangue, basta procurar um Hemocentro. Em Ananindeua, o polo de captação está localizado no Shopping Metrópole, na Rodovia BR 316, nº 4.500, Km 04, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h, e no sábado, das 07h30 às 17h.