Prefeito aprova reajuste salarial para servidores

26/04/2023 17h26 - Atualizada em 26/04/2023 19h19

Uma excelente notícia para os ceca de 4 mil servidores públicos de Ananindeua: o prefeito Doutor Daniel Santos anunciou nesta quarta-feira, 26, que concederá 8% de reajuste salarial aos funcionários efetivos de níveis médio e superior, já a partir de maio.

Além do reajuste salarial, também será garantido o aumento de 13,65% no auxílio alimentação. O percentual garante um ganho real aos servidores municipais já que, segundo o IBGE, a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 4,65%.

"Todo e qualquer reajuste salarial deve ser concedido de forma responsável, por meio de planejamento e seguindo todas as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal, que visa o equilíbrio das contas públicas, considerando a disponibilidade financeira dos órgãos públicos. Isso significa que foi cuidadosamente avaliado a situação financeira do Município antes de decidir por esse aumento”, afirma o prefeito Doutor Daniel Santos.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura Municipal de Ananindeua vem honrando os compromissos legais na área de pessoal. É o segundo ano consecutivo que os servidores municipais têm reajuste salarial. Em 2022, a concessão do reajuste salarial foi de 10,5% e auxílio alimentação de 10%. Em janeiro deste ano, o grupo magistério teve reajuste de 14,95% no piso salarial dos professores e pedagogos.

E os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde passaram a receber o vencimento base na ordem de R$2.604,00. Portanto, considerando os reajustes acumulados nos dois últimos anos, os percentuais são de 18% para reajuste salarial e 23,65% para o auxílio alimentação. Apenas no ano de 2021, não houve mudanças devido às limitações impostas pela Lei Complementar Federal nº 173/2020 em razão dos impactos da pandemia de COVID-19.

“O resultado de todo esse trabalho vem de uma gestão pública eficiente. Um salário justo é um meio de motivar e valorizar os servidores, que consequentemente, será refletido em uma melhor prestação de serviços públicos à sociedade. É importante ressaltar que a valorização do servidor não se resume apenas a reajustes salariais, mas também em qualificação, criação de cargos e carreiras e melhorias das condições de trabalho. Tudo isso a gestão vem fazendo”, conclui o Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos.

Após o anúncio, o projeto agora passará para o poder legislativo para aprovação dos vereadores.