Servidores participam de curso de capacitação pela Escola de Governança Pública

19/04/2023 21h58 - Atualizada em 19/04/2023 23h25

Durante três dias, servidores municipais de Ananindeua participaram do curso “Teoria e Prática de Processo Administrativo Disciplinar”, promovido pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) por meio da escola de governança pública de Ananindeua (EGPA).

O curso de PAD, pretende capacitar servidores públicos, para garantir a aplicação justa e adequada das normas disciplinares no âmbito da administração pública, além de oferecer uma compreensão aprofundada da legislação aplicável ao processo administrativo disciplinar, permitindo que os servidores entendam os procedimentos adequados para lidar com casos disciplinares.

Rômulo Almeida é Corregedor da GCM, e não exitou em afirmar que o curso de capacitação de servidores, é extremamente importante para o funcionamento adequado e eficiente da organização.

“Este curso foi de grande valia, para capacitar os servidores que atuam ou pretendem atuar no sistema correcional no Município. Os tópicos apresentados como estrutura das formalidades, os princípios legais à dedicação e pró-atividade dos membros das Comissões, somam esforços junto ao conhecimento para a conclusão de trabalhos técnicos e eficientes. O Prefeito, através da Escola de Governança, está de parabéns pela iniciativa”, ressalta o servidor.

Para Nely Souza, que é professora e Membro da Comissão de Processo Administrativo da Secretaria Municipal de Educação, o curso foi essencial para o trabalho que desenvolve hoje, já que a formação da comissão que trabalha especificamente com os processos de sindicância e PAD ainda é muito recente na SEMED.

“Esse curso foi de grande valor. Foi possível aperfeiçoar meus conhecimentos, trocar experiências e amadurecer a prática profissional, além disso, o diálogo com o professor especializado na área, permitiu com que novas ideias para melhorar o serviço público surgissem, não apenas no âmbito da Secretaria de Educação mas também pensar numa ação conjunta com as demais secretarias, como por exemplo a possibilidade de elaboração de um manual de processos administrativos. Espero que tenha o segundo módulo para que possamos aprofundar mais a respeito do assunto”, destaca a servidora.

O curso de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), foi ministrado pelo Professor Me. Roberto Magno Reis Netto, credenciado pela Escola de Governança Pública e que tem um amplo conhecimento sobre o assunto.

“Quem trabalha na administração pública sabe que o PAD é um procedimento inevitável porém é fundamental que esses os processos andem de maneira ética e correta. E para a discussão eu trouxe uma visão nova a respeito do PAD que é não só colocá-lo como um instrumento punitivo mas um verdadeiro instrumento de compliance, de adaptação de processo e fluxo, até mesmo um mecanismo que pode, no futuro, originar uma reeducação do servidor. Muitas vezes o servidor chega com amplo conhecimento teórico mas trava no conhecimento prático diante das dificuldades no dia-a-dia. E trazer essa concepção totalmente nova é garantir a qualidade do serviço público que Ananindeua vai prestar no dia de amanhã”, disse o professor

Segundo o Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos, cursos como esses motivam os servidores a desenvolver suas habilidades e competências profissionais, o que pode melhorar suas perspectivas de carreira e torná-los mais valiosos para a organização.

“A capacitação é essencial para manter os servidores atualizados com as melhores práticas, políticas, tecnologias e procedimentos necessários para desempenhar suas funções com eficácia. Essa gestão está focada na valorização do servidor.  Investir no desenvolvimento dos colaboradores é também pensar no sucesso da organização”, afirma o Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos.

A escola de governança pública já certificou mais 2500 servidores nos últimos dois anos em mais de 25 cursos promovidos.