EGPA certifica mais de 70 servidores municipais

Servidores participam de cursos de qualificação

27/03/2023 13h59 - Atualizada em 27/03/2023 14h39

A Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA) encerrou o ciclo de cursos livres do mês de março. Mais de 70 servidores participaram e foram certificados nos cursos de Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo, Excel Básico e Redação Oficial ministrados por profissionais renomados. Servidores que participaram do Curso de Redação Oficial, ficaram satisfeitos com a qualificação.

“O Curso  tratou da mudança gramatical  atualizada. A professora trouxe conteúdo de suma importância no âmbito da comunicação verbal e escrita, com exemplos do cotidiano para adquirir uma boa comunicação entre setores que tratam de documentos oficiais, tanto para  administração pública como para privada. Um conteúdo riquíssimo e uma didática de fácil compreensão. Fiquei encantada”, afirma a servidora Denice Neves.

“A capacitação ofertada pela PMA, foi de extrema importância para aprimorarmos e desenvolvermos, garantindo a clareza das comunicações, para o nosso ambiente profissional, servindo também, para concursos públicos”, enfatiza a servidora Letícia Mendes, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho(SEMCAT).

O principal objetivo do Curso, foi facilitar a comunicação no âmbito da Administração Pública Municipal, por meio de redações oficiais. No decorrer das aulas, foram abordados assuntos como os princípios da Administração Pública, refletidos nos textos oficiais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência),os níveis de linguagem e adequação vocabular, as características da linguagem nas comunicações oficiais e nos documentos técnicos, a  tipologia textual assim como a humanização e positividade nas comunicações profissionais. Um diferencial para o profissional colocar em prática.

“Os servidores aprenderam a construir os documentos administrativos como relatórios, pareceres, ofícios entre outros, de acordo com a regra que rege o manual de redação da Presidência da República. Atualmente o que mais se vê, é funcionário criando modelos sem se preocupar com a padronização oficial. Então, de uma forma simples, coloquei modelos para que eles pudessem comparar os documentos feitos em outros órgãos, propondo mudanças e utilizando as normativas.”, explica a Profa. Ma. Elizete Assunção.

*** Para ficar informado sobre os cursos disponíveis basta entrar no portal https://ananindeua.pa.gov.br/egpa. Pelo mesmo endereço é possível fazer inscrições e  baixar o certificado de conclusão.