Servidores concluem curso sobre gestão contemporânea

A qualificação faz parte do processo de valorização do servidor

09/03/2023 15h07 - Atualizada em 10/03/2023 00h33
Secom

Nesta quinta-feira (9), 25 servidores do município concluíram o curso de “Administração Pública e Contexto Institucional Contemporâneo”, ministrado pela professora especialista Manuelle Martins, credenciada pela Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA). As aulas iniciaram dia 7 de março com carga horária de 9h.

"O curso tem por objetivo, discutir a evolução da Administração Pública, a partir dos modelos de gestão, desde a burocracia "Weberiana" até a nova Administração Pública, com enfoque no movimento de Governança Pública, buscando trazer as reflexões teóricas para a realidade dos servidores, que contribuíram ricamente para o debate com exemplos de melhoria na gestão, como o Ananin Digital e a Prefeitura em Movimento", explica a professora Manuelle Martins.

Segundo a servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Maria de Fátima Puga, que há 19 anos atua na administração pública, o curso foi muito proveitoso. “Com a facilidade que estamos tendo no acesso à qualificação, não vou perder a chance de participar. Adquirir conhecimento nunca é demais. Nesse curso, em especial, aprendi muita coisa sobre administração que vou colocar em prática no setor em que trabalho”, afirma a servidora.

Para quem pensava que seria difícil entender o processo de gestão pública, a servidora Vanuza Menezes teve uma surpresa. “Fiquei impressionada com o tema abordado. O curso foi muito enriquecedor. Aprendi coisas que eu tinha um pensamento totalmente diferente, como é o caso da burocracia como um obstáculo”.

A programação dos cursos do mês de março, conta com a participação efetiva de servidores que seguem nas turmas de excel básico e redação oficial. A qualificação faz parte do processo de valorização do servidor, um dos pilares da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD).

A Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA), diretamente subordinada à Secretaria Municipal de Administração, é responsável por sugerir políticas públicas, promover e executar ações, programas e projetos de formação, aperfeiçoamento e valorização dos servidores públicos municipais.

Para ficar informado sobre os cursos disponíveis, basta entrar no portal https://ananindeua.pa.gov.br/egpa. Pelo mesmo endereço é possível fazer inscrições e baixar o certificado de conclusão.