Ananindeua é destaque no cenário nacional

11/08/2022 18h30 - Atualizada em 11/08/2022 19h10
Secom

O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, apresentou o Planejamento Estratégico de Ananindeua - 2021-2024, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, na Reunião de Governança da Comunitas -  Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável - ao governador do Estado, Helder Barbalho, Regina Esteves, diretora presidente da Comunitas, José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, Eduardo Bartolomeu, CEO da Empresa Vale, Luiz Ildefonso Simões Lopes da Brookfield Brasil e outras autoridades.

Na ocasião foi destacado o Projeto Ananin Digital, ferramenta inovadora, que possibilita a tramitação eletrônica de documentos oficiais além da oferta de serviços públicos ao cidadão. O sistema Ananin Digital é uma das 34 ações previstas no Planejamento Estratégico de Ananindeua.

“Para chegar onde estamos hoje, foi preciso um pensamento estratégico. Como conheço muito bem o município e suas necessidades, reunimos os gestores e organizamos o projeto. Das reuniões periódicas, desenvolvemos um diagnóstico da realidade e necessidades das secretarias que resultou na elaboração de Metas e ações a serem alcançadas. Também criamos o escritório de projeto que monitora e controla o desenvolvimento das ações. Para isso, contamos com a Consultoria do Cidadis e apoio da Comunitas. Lançamos a Revista Planejamento Estratégico de Ananindeua-2021-2024 onde consta o desenvolvimento do projeto e os impactos das práticas”, afirma o prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos. 


Sobre a Comunitas

A Comunitas é uma organização que está presente em vários estados do país. A organização estimula as boas práticas na gestão pública. A Rede Juntos, formada por um grupo de grandes lideranças empresariais interessadas em atuar em prol da melhoria da gestão pública do país, é liderada pela Comunitas. E as reuniões de Governança organizadas por esses líderes, têm como objetivo debater sobre as ações realizadas pelas cidades e estados que fazem parte da rede.  O município de Ananindeua faz parte dessa rede que visa discutir e aprimorar temas da administração pública e a parceria contou com a construção do Plano Estratégico de Ananindeua 2021-2024  e o desenvolvimento das ações.


Ananin Digital

Desde a implantação do Ananin Digital, os processos físicos se tornaram digitais, gerando economia de papel, tempo e custos com transporte e combustível para a administração. Em 4 meses de projeto, a gestão gerou 194.627 documentos oficiais economizando cerca de 1.058.472 impressões, o equivalente a cerca de 600 mil reais que não foram gastos com papel e gasolina. Além da economia de gastos públicos, o sistema possibilita celeridade nos processos, transparência e ainda contribui para o meio ambiente. Com essa quantidade de papel economizado o município preservou cerca de 105 árvores. O sistema acabou com a distância entre a gestão e o cidadão. Hoje, o cidadão pode solicitar qualquer serviço, que antes ele fazia dentro dos setores públicos, de onde estiver, de forma digital. Os  serviços solicitados pela população que chegam no Ananin Digital, são encaminhados automaticamente para os setores responsáveis para as devidas providências. O protocolo gerado por cada demanda, pode ser acompanhado pelo cidadão.


Sobrenome o Planejamento Estratégico de Ananindeua

O Planejamento Estratégico de Ananindeua foi criado após várias reuniões com os gestores do município que pensaram e discutiram os projetos pensando no bem da população. As metas e ações foram traçadas em sete eixos temáticos: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade e Conservação, Sustentabilidade e Resiliência e Gestão e Engajamento. Um escritório de projeto foi liderado pelo Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos, que acompanhou e monitorou o processo de organização de cada gestor criando assim uma rotina de trabalho que resultou em uma Revista que conta passo a passo de cada meta do compromisso firmado pela gestão no período de 2021 a 2024 com a parceria da Comunitas.

“Traçamos metas visando o compromisso com a eficiência e responsabilidade com os recursos públicos, pensando no desenvolvimento do município e consequentemente no benefício para o cidadão. Tudo foi planejado e organizado de forma minuciosa. Como responsável pelo escritório de projetos, acompanhei de perto a construção e desenvolvimento da equipe para entregar o melhor à população. A gestão vem transformando e inovando a cada dia. Ainda temos muito a realizar”, afirma o Secretário Municipal de Administração, Thiago Matos 


As mudanças

A transformação de Ananindeua já saiu do papel . No ano de 2021, mesmo com os desafios enfrentados pela Pandemia da Covid-19, o  município não paralisou os trabalhos. Na área da saúde houve a informatização dos serviços, 28 Unidades de Saúde foram reformadas e 80% da população foi vacinada contra a Covid-19. Na educação, o trabalho incansável no período de isolamento social, foi implantado o Educa Ananindeua, que transmitiu as aulas em canal aberto para os alunos da rede municipal. Enquanto isso, 30 escolas foram reformadas e 4 creches tiveram sua construção iniciada. Com o trabalho de busca ativa, o município reduziu para 2% a evasão escolar. As mudanças também ocorreram no desenvolvimento econômico do município. A agricultura familiar ficou mais forte, assim como o fomento ao turismo. Ananindeua passou a ser mais cuidada. Foram entregues 23 praças, quadras, mercados, feiras e áreas verdes e 20 outros espaços estão sendo reformados e construídos. E ainda, mais de 16 mil pontos de iluminação pública foram substituídos  por lâmpadas de LED. O município também entregou mais de 17 mil títulos de propriedade com meta de 30 até o final de 2022.

Para garantir a qualidade  e dignidade no atendimento ao cidadão, Ananindeua conta com 4 CRAS reformados e/ou construídos. A política de valorização do servidor também foi levada em consideração, afinal, a capacitação e qualificação do servidor público é essencial para a qualidade do serviço que é oferecido à população.

Em 18 meses de gestão, muita coisa mudou e ainda há muito o que se fazer. E a jornada em busca do progresso vem servindo de exemplo para outras cidades brasileiras.