Secretaria de Meio Ambiente lança programa de educação ambiental

Unindo Vozes para um Desenvolvimento Sustentável

26/05/2025 09h44 - Atualizada em 26/05/2025 11h25
Secom

Lançamento do programa ″Diálogos Sustentáveis Ananin″.No último dia 23, a Prefeitura de Ananindeua realizou, no Teatro municipal dois eventos importantes para o meio ambiente do município. A 5ª Conferência Municipal Infanto-juvenil de Meio Ambiente e o lançamento do programa “Diálogos Sustentáveis Ananin”, ambos os eventos voltados à população de Ananindeua, porém com o foco nas redes municipais de educação. 

A educação ambiental desde cedo é fundamental. Escolas e instituições estão adotando programas que incentivam as crianças a se conectarem com a natureza, entenderem os desafios ambientais e desenvolverem soluções criativas. Plantar árvores, aprender sobre reciclagem, e explorar a biodiversidade local são apenas algumas das atividades que despertam a paixão e a consciência ecológica nas mentes jovens.

Fábio Moura, secretário SEMA.O secretário de meio ambiente, Fábio Moura, ressaltou a importância do evento para promover a integração dos alunos da rede municipal, preparando-os para discutir pautas ambientais. 

"Hoje é um dia de grande importância para nós aqui em Ananindeua, pois estamos realizando dois eventos significativos. É fundamental que nossos jovens compreendam a importância do equilíbrio ecológico e da sustentabilidade. Estamos dialogando com eles para que entendam a necessidade de preservar nosso meio ambiente para as futuras gerações. Além disso, temos o lançamento do programa 'Diálogos Sustentáveis', que visa promover a educação ambiental nas escolas. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente irá visitar as instituições de ensino, dialogando e debatendo políticas públicas ambientais com nossos jovens. Eles são o futuro do nosso município e precisam se tornar defensores dessa pauta tão crucial”, explicou Fábio Moura.

Mayranda Carvalho, professora.Mayranda Carvalho, professora de Educação Física da Escola Maria Emília Antunes, considera os eventos fundamentais para proporciona a oportunidade de dialogar com alunos, coordenadores e gestores sobre a temática do meio ambiente e da sustentabilidade, assuntos essenciais para garantira de um futuro melhor.

“Acredito que essas iniciativas, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) em Ananindeua, são cruciais para engajar os jovens, que representam o futuro da nossa sociedade. Sem um meio ambiente saudável e sem a preservação da natureza, não conseguiremos avançar ou nos desenvolver. Assim como a educação é vital para o crescimento pessoal e coletivo, discutir questões ambientais também é imprescindível para que possamos viver com qualidade. É necessário que todos nós estejamos conscientes da importância dessas pautas e trabalhemos juntos por um amanhã mais sustentável", falou Mayranda.

Wenzel Gabriel, morador do Abacatal.Wenzel Gabriel, morador da comunidade quilombo de Abacatal, participou do evento e tinha bastante consciência do seu proposito no evento. 

“Somos ricos em várias plantas medicinais, que são essenciais para nós, servindo como remédios para diversas doenças. Nosso objetivo é aprimorar o cultivo dessas plantas e aprender mais sobre a preservação da Amazônia. Como morador de Abacatal, a natureza é tudo para mim. Minha família vem de gerações que estão ligadas ao Abacatal, e esse legado é sagrado. Precisamos preservar nosso Abacatal e lutar para que ele nunca acabe. Estamos aqui para levar essa luta adiante, um compromisso que já passou de geração em geração”, falou Wenzel, aluno da Escola Gregório Rosa Filho, localizado no quilombo. 

Participantes do evento.O programa “Diálogos Sustentáveis Ananin”, pretende levantar discussões relevantes dentro de temáticas do desenvolvimento sustentável: ambiental, social e econômico. Propor caminhos e soluções para a comunidade, sobre problemáticas ambientais, estabelecendo propostas coerentes para debates de questões globais e locais e utilizando-se da educação ambiental como ferramenta para tornar a sociedade mais consciente por meio de suas habilidades, atitudes e participação.

As crianças têm uma capacidade incrível de influenciar seus pais e as comunidades. Elas levam para casa o que aprendem e frequentemente se tornam “embaixadoras” da sustentabilidade, motivando mudanças de hábitos familiares e inspirando ações ambientalmente responsáveis. À medida que moldamos o futuro, devemos investir nas gerações mais jovens, capacitando-as com o conhecimento e a paixão necessários para enfrentar os desafios ambientais com determinação. Ao fazer isso, estamos construindo um mundo mais verde, justo e consciente para todos.