Educação Ambiental: "Águas de Março" conscientiza sobre a preservação da água

30/03/2025 12h29
Secom

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de Ananindeua promoveu, no último dia 28, o evento de educação ambiental “Águas de Março”, em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A ação ocorreu no Parque Villa Maguary e reuniu estudantes, professores e autoridades para debater a importância da preservação dos recursos hídricos e os impactos da ação humana no meio ambiente.

Coordenador de educação ambiental da Sema, Uzias Leite.Foto: Ricardo AmanjásCom atividades como plantio de árvores, produção de mudas ornamentais aquáticas e dinâmicas educativas, o evento buscou engajar a comunidade em práticas sustentáveis. Uzias Leite, coordenador ambiental da Sema, destacou a relevância da iniciativa: “Realizar um evento sobre a água é uma oportunidade de promover a educação, engajar a comunidade, debater soluções e agir em prol da conservação e uso sustentável desse recurso vital. Hoje, com as atividades desenvolvidas, certamente alcançamos esse objetivo”, destacou Uzias.

Coordenadora Pedagógica Elisangela Melo.Foto: Ricardo AmanjásProfessores e coordenadores pedagógicos acompanharam os alunos e reforçaram a importância da conscientização desde a infância. Elisangela Melo, coordenadora pedagógica da EMEF Padre Gabriel Bulgarelli, celebrou a iniciativa: “Trazer as crianças para uma aula ao ar livre é fundamental para que elas compreendam a importância da água para o planeta. Agradeço a todos os envolvidos nesse evento tão significativo”, afirmou Elisangela.

Professora da escola Maguari, Vânia Silva.Foto: Ricardo AmanjásJá Vânia Silva, professora da Escola Maguari, ressaltou o impacto da experiência para os estudantes: “Espero que essa vivência contribua para o crescimento e a conscientização deles sobre o papel da água em nossas vidas”, enfatizou Vânia.

Secretário adjunto de Regulação Urbanística da Sema, Leonardo Cabral, entregando mudas para os alunos levarem para suas casas.Foto: Ricardo AmanjásLeonardo Cabral, secretário adjunto de Regularização Urbanística da Sema, destacou a escolha do Parque Villa Maguary como símbolo da ação por sua conexão com o rio. “Este parque é uma janela para o nosso rio, que por muito tempo ficou esquecido. Aqui, plantamos a semente de um novo mundo, distribuindo mudas e ensinando as crianças a valorizar nosso meio ambiente”, explicou Leonardo.

O evento encerrou com um alerta sobre a necessidade de hábitos sustentáveis, como evitar o desperdício de água e proteger rios e lagos. A mensagem foi clara: a água é essencial para a vida e sua preservação é responsabilidade de todos.

A Sema reforça que ações como essa devem se estender para além das datas comemorativas, incentivando a população a adotar práticas que garantam um futuro mais verde e consciente.