Ananindeua participa de treinamento para Programa Território Sustentável

14/12/2023 10h30
Secom

Reunião entre a SEMUPA, SEMAS e SEDAP.A partir da iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMAS), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (SEDAP) e Secretaria de Pesca e Agricultura Municipal (SEMUPA), Ananindeua promove o treinamento aos produtores locais para o Programa Território Sustentável (TS) com capacitação focada no aplicativo Agro Tag, que fortalece os produtores locais com uma série de ferramentas, uma delas, a regularização fundiária.

Técnicos agrônomos da SEMUPA participando do treinamento TS.Para o Secretário de Pesca e Agricultura do município, Pedro Soares, o Programa TS é uma oportunidade de avançar nas técnicas sustentáveis e aumentar a produtividade das espécies frutíferas. “O Programa TS representa uma significativa oportunidade para nossa cidade avançar nas técnicas sustentáveis alienadas a tecnologia, permitindo-nos conciliar o aumento da produtividade de espécies frutíferas com a preservação do meio ambiente”, afirma Pedro Soares.

A Embrapa, em colaboração com a Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (Plataforma ABC), desenvolveu o Sistema Agro Tag, um aplicativo que visa apoiar a estruturação da Rede Colaborativa de Uso e Cobertura das Terras e dos Sistemas Produtivos Agropecuários e Florestais, o sistema representa a primeira plataforma geoespacial multitarefa desenvolvida pela Embrapa e uma das pioneiras em Geotecnologias.

Técnico da SEMUPA durante o cadastramento de produtores no Curuçambá.Para o técnico Eduardo Roberto, o aplicativo oportuniza a facilidade no trabalho em campo, como coleta de dados para viabilizar o enriquecimento do solo e monitoramento do efeito estufa na região. “Com certeza vai ser mais uma ferramenta que vai estar à nossa disposição em termos de tecnologia. Com a ferramenta, vai ficar bem mais rápido o processo e estar colocando em relatório essas informações e avançar nas tomadas de decisões referentes a desmatamento, referente a questões de enriquecimento de solo e de vegetação”, completa.

O primeiro treinamento será na área rural do Curuçambá, região que viabiliza hortaliças e polpa de frutas para o município.