SEMA desenvolve projeto de arborização em Ananindeua

O projeto tem o objetivo de recuperar e criar áreas verdes nos condomínios do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

18/09/2023 09h20 - Atualizada em 18/09/2023 11h37

Residencial EbenezerCom o rápido crescimento urbano e expansão residencial de Ananindeua, os espaços verdes da região foram gradativamente substituídos por edifícios. Comprometida com a preservação do rico bioma amazônico, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), está implementando políticas públicas inovadoras, como o projeto de política municipal sobre arborização urbana.

Esta iniciativa visa aumentar a vegetação no município de forma ordenada, garantir a conservação dos espaços verdes e contribuir para o equilíbrio ecológico da região. No centro desta iniciativa está o programa “Meu Condomínio Arborizado”. Trata-se de uma atividade que tem como objetivo recuperar e criar áreas verdes nos conjuntos habitacionais do município, especialmente áreas ociosas e degradadas que fazem parte do programa do “Minha Casa, Minha Vida”, lançado pelo governo federal em 2009, com o objetivo de tornar a moradia mais acessível às famílias de baixa renda e contribuir para a integração social.

Equipe do projeto ″Meu Condomínio Arborizado″

O primeiro a ser contemplado pelo “Meu Condomínio Arborizado" foi o Residencial Novo Cristo I, no bairro de Icuí. Neste projeto piloto foram plantadas 100 mudas de espécies nativas com a participação ativa dos moradores.

Uzias Leite (Camisa azul) - Residencial Novo Cristo I

O educador ambiental da SEMA, Uzias Leite, explicou a importância do projeto e da participação da comunidade. “É essencial o engajamento dos moradores, que devem participar ativamente da manutenção dos espaços e das mudas que foram plantadas. O plantio de árvores nas áreas de condomínios residenciais é essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover a sustentabilidade e contribuir para a preservação do meio ambiente”, disse Uzias Leite.

servidores da SEMA plantando as mudas

A equipe da SEMA acompanha atentamente o crescimento destas árvores, garantindo o seu desenvolvimento saudável e a integração da natureza no cotidiano destas comunidades. Os benefícios da cobertura vegetal são numerosos e têm impacto positivo no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. Dentre eles, os que se destacaram são:

Conforto térmico: As árvores proporcionam sombra e reduzem as temperaturas nas áreas urbanas, tornando-as mais confortáveis ​​em períodos de calor extremo.

Reduz a poluição: As plantas ajudam a reter partículas poluentes do ar, melhorando a qualidade do ar que respiramos.

Isolamento acústico: A madeira também tem a capacidade de reduzir o ruído urbano, tornando o ambiente mais silencioso e tranquilo.

Restauração do solo: As raízes das árvores estabilizam o solo, previnem a erosão e restauram áreas degradadas.

Proteção contra inundações: A vegetação absorve a água da chuva e reduz o risco de inundações.

Atração da vida selvagem: Os espaços verdes atraem pássaros e insetos, que desempenham um papel importante nos ecossistemas urbanos.

Aumento do valor imobiliário: A presença de espaços verdes bem cuidados tende a aumentar o valor do seu imóvel.

Em resumo, o programa “Meu Condomínio Arborizado” representa um sério compromisso com a proteção ambiental e com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Ananindeua, e através da participação ativa dos moradores, a cidade se tornará uma cidade mais verde e ecologicamente correta.

Para mais informações sobre o programa ou para se tornar um participante ativo nos esforços de reflorestamento do seu condomínio, entre em contato com a SEMA e ajude a criar um ambiente mais equilibrado e harmonioso para as gerações futuras.

Entre em contato com SEMA pelo portal da Prefeitura, acessando: