Blitz educativa inicia campanha contra poluição sonora em Ananindeua

25/05/2023 14h07
Secom

De acordo com a estatística do Centro Integrado de Operações (CIOP), 6.072 denúncias de poluição sonora em Ananindeua foram recebidas pelo número 190, de janeiro a abril deste ano. E para sensibilizar donos de bares, restaurantes, condutores de veículos e promotores de eventos festivos com a meta de reverter esses dados, começou na manhã de hoje (25) a campanha “Diminua o Som e Aumente o Respeito”, com uma blitz educativa na avenida Dom Vicente Zico, também conhecida como Arterial 18.  

Executada por técnicos e agentes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Ananindeua, em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran) e Sest/Senat, a abordagem foi feita em condutores de carros de passeio, motos e dentro de ônibus.  

Aguinaldo Junior, engenheiro mecânico, recebeu o panfleto da campanha e elogiou a campanha. Ele contou já ter sido vítima da poluição sonora. “Um carro som ficou parado em frente de casa durante horas e incomodou demais, prejudicando o meu sono. Liguei até para polícia, que veio e mandou eles saírem do local. Mas foi um transtorno muito grande”, relembrou.   

Quem também comemorou a campanha “Diminua o Som e Aumente o Respeito” foi o aposentado José Carlos da Conceição, 72 anos, que já fez inúmeras denúncias contra a poluição sonora provocada por festas e donos de bares. “Parabenizo a iniciativa da prefeitura, do Detran e de todos os envolvidos e torço para que essa campanha realmente eduque essas pessoas que abusam do som e causam um barulho ensurdecedor, que prejudica a nós idosos e a todos que precisamos dormir com tranquilidade”. 

A campanha “Diminua o Som e Aumente o Respeito” continuará nesta sexta-feira, a partir das 9h, com mais uma blitz educativa, desta vez na Rua da Providência, em frente ao Complexo da Cidade Nova 8. Haverá novamente abordagem de condutores de veículos e pedestres. E nos dias 1 e 2 de junho será a vez dos donos de bares, restaurantes e espaços festivos receberem a visita dos técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Transporte e Trânsito. Depois a campanha chegará às escolas da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua e no Centro de Formação de Condutores. 

“Essa campanha foi motivada pelas denúncias de poluição sonora, mas tem caráter preventivo para abrirmos diálogo com os empresários e condutores de carros-som e de veículos dotados de alto falantes para que respeitem o direito do próximo e que saibam da existência das leis, que norteiam as infrações referentes à poluição”, detalhou o coordenador de Educação do Trânsito da Semutran, Walther Bonfim. 

A analista de meio ambiente, Anne Pantoja, ressaltou a necessidade inicial de diálogo com a população. "Nosso objetivo não é punir e sim educar para que parta da própria pessoa a iniciativa de respeitar o vizinho. Gostamos de ouvir música mas que saibamos entender os nossos limites". 

Legislação

 A campanha visa dialogar com o público-alvo sobre as leis referentes à poluição sonora. De acordo com o artigo 17 da Resolução 958/22 do Conselho Nacional de Trânsito, “Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação”.