Superação e conquista: Jovem autista é aprovado em duas universidades federais com o apoio do CERTEA Ananindeua
Secom
André Ribeiro Jr foi aprovado na UFPA e UFRA.Acompanhamento multidisciplinar, dedicação e inclusão transformaram desafios em conquistas na vida de André Lima Ribeiro Jr., de 17 anos. Diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ansiedade, dislexia, Síndrome de Tourette e Transtorno do Espectro Autista (TEA) – suporte nível 2, o jovem conquistou uma importante vitória ao ser aprovado na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), sem ter feito cursinho preparatório e concorrendo sem cotas.
André é acompanhado pelo CERTEA Ananindeua (Centro Especializado em Reabilitação e Referência no Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista), onde recebe atendimento psicológico e fonoaudiólogo de forma contínua.
“Aqui eu tenho acompanhamento com psicólogo e fonoaudiólogo. Toda terça e quarta estou no CERTEA. É muito gratificante ver que meu esforço valeu a pena. O CERTEA me ajudou muito, destravei várias travas que eu tinha”, relatou o estudante, emocionado com a conquista.
Psicólogo Rafael Lima, do CERTEA.Trabalho que gera resultados
Para o psicólogo Rafael Lima, que integra a equipe do CERTEA, a aprovação de André representa o impacto direto do trabalho desenvolvido no centro.
“Ficamos muito felizes com a aprovação do André, porque conseguimos ver, na prática, os resultados que o nosso trabalho alcança. Esperamos que cada vez mais pessoas possam atingir seus objetivos e que um diagnóstico não seja visto como barreira. Estamos mostrando que isso é possível”, destacou o profissional.
Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba uma série de condições caracterizadas por diferentes níveis de comprometimento na interação social, na comunicação e na linguagem, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
O TEA tem início na infância e tende a persistir ao longo da adolescência e da vida adulta, geralmente sendo identificado nos primeiros anos de vida. Pessoas autistas podem apresentar condições associadas, como epilepsia, depressão, ansiedade e TDAH. O nível intelectual varia amplamente, desde comprometimentos significativos até habilidades acima da média.
Jovem com a equipe multidisciplinar.CERTEA Ananindeua: referência no cuidado ao autismo
Inaugurado em outubro de 2023 pela Prefeitura de Ananindeua, o CERTEA é o primeiro centro público municipal do Pará voltado exclusivamente ao atendimento especializado de pessoas com TEA. Localizado no bairro do Maguari, o espaço oferece suporte técnico, terapêutico e acolhimento às famílias, com foco em inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
Principais serviços oferecidos:
Equipe multidisciplinar, composta por neuropediatra, psiquiatra, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, enfermeiros e educadores físicos;
Atendimento individualizado, com planos terapêuticos específicos para cada paciente;
Encaminhamento pela rede básica, como UBS e CAPS.
📍 Endereço: Av. Cláudio Sanders, nº 1600 – Maguari, Ananindeua/PA
🕒 Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h
Histórias como a de André reforçam a importância de políticas públicas inclusivas e do investimento em atendimento especializado, mostrando que, com apoio adequado, diagnóstico não é limite — é ponto de partida para grandes conquistas.


