Prefeitura promove 2ª edição dos Jogos nas Ilhas e Festival Cultural

07/11/2022 11h34 - Atualizada em 07/11/2022 12h25
Secom

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude ( SELJ) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promoveu, neste domingo (06), mais uma edição dos Jogos nas Ilhas e do Festival Cultural das Ilhas, respectivamente.


Os Jogos nas Ilhas  foram pensados com o objetivo de proporcionar e disseminar o esporte e o lazer em uma área muito bela, e ainda integrar as modalidades tradicionais, como o futebol, vôlei e queimada com as modalidades adaptadas ao cotidiano local, que são o tiro ao alvo com baladeira e a subida no açaizeiro.  

O tiro ao alvo com baladeira foi uma das sensações do dia. Elielma Brito, moradora da ilha de João Pilatos foi a vencedora na categoria feminina na modalidade. “Esse evento é maravilhoso, participo desde o ano passado, tudo o que tem eu procuro me inscrever canoagem, futebol, vôlei, queimada, baladeira, tento aproveitar ao máximo. Trago a minha filha para participar das atividades infantis, ela gosta. Só benefícios, ficamos muito felizes porque muitas pessoas não tem essa oportunidade que estamos tendo. E na baladeira ganhei e gostei, e nunca treinei, foi perfeito”. Já Alan Lopes, de 18 anos, foi o vencedor na baladeira na categoria masculina, e comemorou. “Muito legal mesmo este evento, participei desde o ano passado. Mirei e ganhei, eu brincava com meus amigos de tacar na garrafa.” 

O Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Alex Melul, explicou que incentivar o esporte nas ilhas de Ananindeua é o objetivo da secretaria. “Nosso intuito hoje aqui com o segundo Jogos nas Ilhas é a agregação de todas as ilhas. E claro, o esporte e lazer vir até a população beirinha, incentivando as atividades físicas, a qualidade de vida e a saúde desse povo. E ainda levando o esporte para os quatro cantos do município. Estamos muito satisfeitos, pois  tivemos mais de 200 atletas inscritos participando do evento.” Explicou. 

Das comunidades localizadas nas ilhas pertencentes ao município, nove participaram dos jogos: comunidade ilhas de Viçosa, João de Pilatos, Igarapé Grande, Santa Rosa, Mutá, Arauari, São José de Sororoca, Sororoca, Sassunema e Guajarina.

O evento é destinado somente para os moradores e nascidos das ilhas. Os ganhadores de cada modalidade foram premiados com medalhas, troféus e premiação em dinheiro. Os vencedores da modalidade futebol, tanto masculino quanto feminino, foram premiados com 600,00 para o primeiro lugar e 300,00 reais para o segundo lugar.

“Os jogos nas ilhas é uma iniciativa da secretaria de esportes com todo apoio do nosso prefeito, Doutor Daniel. Hoje, com o evento a gente consegue agregar as atividades físicas para a comunidade aqui de Igarapé Grande, como também as outras comunidades das ilhas estão participando. Hoje tivemos a oportunidade de proporcionar para esse público seis modalidades, as tradicionais como vôlei, futebol, queimadas e as que estão relacionadas a cultura deles como tiro ao alvo com a baladeira, subida ao açaizeiro, então conseguimos estar realizando este evento e proporcionando um dia diferente para essa comunidade.” Disse o diretor de esportes da SELJ, Ricardo Rogério. 

O festival cultural, que tem por objetivo integrar os antigos  festivais das ilhas, oportunizou a divulgação e a valorização da cultura local, além de incentivar o turismo nas ilhas e contribuir para a geração de renda na região. O festival teve como subtema: Tradição e Costumes das Águas. A programação do II Festival contou com as barracas dos festivais Açaí, Cupuaçú e do Produtor Rural, apresentação do grupo Manas no Carimbó, cantora Sandrinha, desfile das misses dos festivais, e ainda uma programação especial para a criançada com brincadeiras recreativas com o tio bolota, pinturas faciais e oficina do slime. 

“GAROTA DOS FESTIVAIS
O evento contou com a apresentação cultural com caracterização e performance teatral das misses representando os grandes festivais locais, a Maria Clara que representou o festival do cupuaçu, Maria Eduarda representou a pesca e as misses Aline Rayza e Luciana Souza ambas representaram o festival do açaí.