2026 famílias de Ananindeua serão beneficiadas com a Regularização Fundiária

A atual gestão, administrada pelo prefeito doutor Daniel, demonstra capacidade de diálogo e de construção de consensos estratégicos para o crescimento de Ananindeua

19/05/2021 21h00

Em pouco mais de 5 meses, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) já beneficiou 833 famílias do município com o Programa Ananindeua Legal, que realiza Regularização Fundiária Urbana (REURB).

A regularização fundiária é regulamentada pela Lei Federal n.º 13.465/2017, que combate à exclusão e à desigualdade social, garantindo o direito à moradia, de forma a conferir aos munícipes todos os direitos inerentes da propriedade, com segurança jurídica e oportunização de novos investimentos para melhor aperfeiçoamento do lar em que vive.

Na próxima sexta-feira, 21 de maio, serão iniciados os trabalhos de georreferenciamento de 2026 áreas do Marighella, no bairro do Aurá. Essa será a primeira etapa do processo de regularização, posteriormente a equipe da Sehab irá percorrer cada imóvel para explicar aos moradores os benefícios da REURB.

Para realizar o mapeamento das áreas do Marighella, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Sehab, adquiriu a tecnologia e softwares, com o uso de drone para dar celeridade ao programa de regularização fundiária e maior qualidade técnica.

O uso da aeronave não tripulável é um diferencial para a melhoria da gestão pública, pois faz a coleta de imagens para o sensoriamento remoto e fotogrametria, o que permite diminuir o tempo do trabalho em campo significativamente, o que na forma convencional da topografia levaria meses, e com o drone passa a ser dias.

Outra vantagem da tecnologia é a precisão dos dados que são coletados no levantamento, tornando os resultados finais muito mais confiáveis. Além disso, o equipamento oferece ainda a facilidade de acesso a locais de difícil alcance.

Atualmente, a equipe da Sehab deu início às atividades de regularização fundiária dos seguintes loteamentos, num total de 7 áreas: Campo Maguari, bairro Maguari, com 164 lotes; Jardim Lago Azul, bairro Coqueiro, com 456 lotes; Ocupação do V, bairro Coqueiro, com 113 lotes; Jaderlândia com 3.895 lotes; Guanabara com 300 lotes; Guerreiros de Jeová, bairro Icuí, com 1.219 lotes; Jardim Cidadania, bairro Curuçambá, com 53 lotes. Assim, foram atendidas 6.200 famílias que realizarão o sonho do título do seu imóvel.