Casa do Açaí realiza curso de boas práticas de alimentos para batedores

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) aposta na qualificação de batedores de Açaí

18/10/2023 23h25 - Atualizada em 19/10/2023 09h19

Nesta quarta-feira, 18 de Outubro, na Casa do Açaí, localizada na Avenida Zacarias de Assunção, N°96, no Distrito Industrial, a Prefeitura de Ananindeua, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), realizou o curso de boas práticas na manipulação do açaí e da bacaba para  batedores do município.

Batedores recebendo informações técnicasCerca de 20 batedores receberam informações técnicas que foram dividas em duas partes, uma teórica e outra prática, os participantes aprenderam todas as etapas de como entregar um alimento de qualidade, que vai desde despolpar, até as noções de compra e armazenamento do fruto.

Também foram repassadas informações de contaminação cruzada, que consiste na falta de higiene dos utensílios de cozinha, alimentos ou até mesmo falta de higiene pessoal do trabalhador.

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como garantia na proteção aos funcionários, também foram repassados.

Após o curso e as comprovações com a carteira de saúde, os participantes recebem a carteira de "manipulador de alimentos", estando aptos a comprovar a capacidade para as autoridades sanitárias locais.

A Casa do Açaí e um espaço que tem por objetivo que os produtores e batedores de açaí possam se qualificar e entregar açaí de qualidade para os clientes.

Em Ananindeua tem de 1.200 a 1.500 pontos de açaí, essa média é em decorrência do chamado “tempo de inverno”, onde no estado acaba chovendo em demasia e o fruto não amadurece tão rapidamente, causando a escassez do alimento, então ao decorrer do ano existe pontos de açaí que não abrem, pois o fruto fica mais encarecido.

Dessa média de pontos de açaí, 750 são cadastrados na Casa do açaí e passaram por cursos de qualificação, para buscarem o selo do “Açaí bom que só”.

Sobre o Selo

O selo trata de uma certificação que os pontos de venda do açaí podem receber da prefeitura, desde que estejam de acordo com os critérios exigidos fiscalizados. Os estabelecimentos que recebem o título precisam renová-lo após o período de um ano, garantindo que seguem o padrão necessário.

Alan PimentelPara o aluno Alan Pimentel de 32 anos, e que irá abrir um ponto de açaí, fazer o curso na Casa do Açaí foi primordial. “Entender como o açaí deve ser tratado, entender a importância de boas práticas na manipulação do açaí, me fez ter a visão de como preciso abrir um ponto onde a qualidade é o bem estar do cliente é o principal”.

Ivone ReisIvone Reis de 49 anos, já é batedora, tem um ponto de açaí a cerca de um ano no município de Belém, disse que já havia procurado em seu município e não tinha conseguido e quando achou foi em Ananindeua. “Eu tenho meu ponto no bairro do Guamá em Belém, abri aprendendo com os outros, mas nunca tinha feito nenhum curso, hoje saio daqui sabendo que preciso me adaptar e mudar várias coisas no meu ponto, pra que eu possa entregar um bom açaí para meus clientes”.