SEDEC realiza a 2ª edição festival do Açaí

Ananindeua recebe evento que movimenta o trabalho de batedores de açaí

10/10/2023 11h14 - Atualizada em 10/10/2023 13h06

Manipulação de açaíNesta quarta-feira, 11 de outubro, das 8h às 14h, em comemoração ao Dia Municipal do Batedor Artesanal de Açaí, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), realiza a 2ª edição do “Festival do Açaí”. A programação ocorre na praça da Bíblia, Cidade Nova II.

O Dia Municipal do Batedor Artesanal de Açaí foi instituído pela Lei nº 3.263/22, que tem a intenção de fortalecer, valorizar e incentivar o trabalho de 750 batedores artesanais do município.

Açaí, paixão dos paraensesÉ um momento para almoçar aquele açaí de qualidade, que será manipulado e vendido na hora. Além dos acompanhantes como farinhas (mandioca e de tapioca), pescados e mariscos. Ainda teremos outros produtos derivados do açaí, que também serão comercializados, como licor, sorvetes e picolés, biojoias de açaí, e tantos outros.

Parcerias - o batedor artesanal do açaí encontrará empresas que comercializam equipamentos de proteção individual (EPIs), máquinas, filtros, etc. A Casa do Açaí está presente no Festival, dando orientações aos batedores artesanais e produtores de açaí, como obter o selo de qualidade “Açaí Bom Que Só” e, os cursos disponíveis a estes profissionais.

Também presente a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com informações científicas e técnicas sobre os usos do açaí, manejo e produção. Haverá ainda uma Cozinha Show, com preparo de receitas inovadoras utilizando o fruto do açaí.

Açaí Bom Que Só

O selo é uma certificação que os pontos de venda do açaí podem receber da prefeitura desde que estejam de acordo com os critérios exigidos e fiscalizados. Os estabelecimentos que recebem o título precisam renová-lo após o período de um ano, garantindo que seguem o padrão necessário.

O selo faz parte do projeto a “Casa do Açaí”, em que são oferecidos cursos teóricos e práticos de manipulação de alimentos e sobre todo o processo de produção do fruto, para que, assim, os produtores possam comercializar um produto de qualidade e depois poder receber o selo da Prefeitura de Ananindeua.