Prefeitura de Ananindeua entrega obra inédita: Feira do Artesanato de Ananindeua

O projeto oportuniza e direciona pessoas em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho

19/09/2023 08h55 - Atualizada em 19/09/2023 13h13

Dr. Daniel, recebendo com alegria os artesãos na Feira do Artesanato de AnanindeuaUm final de tarde nesta segunda-feira (19), de muita comemoração e alegria foi o que os artesãos que receberam a nova obra da prefeitura fizeram e tiveram.

Quando o assunto é inovação, a Prefeitura de Ananindeua não mede esforços para oferecer aos munícipes serviços que nunca haviam sido construídos ou pensados nos últimos 79 anos na cidade.

Nesta segunda-feira Ananindeua através da Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (SESAN), pasta responsável por investir na infraestrutura do município, entrega para a população a primeira etapa da obra da Feira do Artesanato de Ananindeua.

O horário de funcionamento, nesse primeiro momento, para os 32 estandes: sexta-feira, 16h às 21h; sábado, 10h às 21h e domingo, 08h às 13h. No local trabalhadores vão expor seus produtos e receber clientes de forma aconchegante e segura, por meio de barracas padronizadas e protegidos do sol e da chuva.

E para festejar este grande momento a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), organizou um lindo desfile com os produtos dos artesãos que fazem parte da feira.

Produtor cultural, Tiago Gomes (blusa preta), e o estilista de Alta Costura, Tony Palha (camisa azul)

O Pará virou moda Idealizado pelo produtor cultural, Tiago Gomes, e pelo estilista de Alta Costura, Tony Palha, foram os responsáveis pelo desfile da noite.

O projeto que através de ações sustentáveis, contribuímos para o desenvolvimento social e econômico, usando a moda como fio condutor para novas praticas, além oportunizar e direcionar pessoas em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho através de oficinas, palestras e desfiles, mostrou que Ananindeua tem um mercado promissor que vai de joias ao vestuário.

Tony falou sobre a importância da Feira de Artesanato de Ananindeua. “É uma grande vitória ter um espaço reservado para aqueles que fazem artes com as mãos, porque artesanato é isso, temos uma infinidade de pessoas que só precisam de oportunidades e agora com esse belíssimo espaço, vemos que de fato Ananindeua está dando importância ao seu povo”.

Modelo, Crysia Lima

14 modelos desfilaram pelas passarelas da Feira do Artesanato, dentre elas Crysia Lima de 23 anos, moradora do Icuí que vive no mundo da moda desde os 10 anos. “Já desfilei em vários locais do Brasil e até do mundo, mas hoje desfilar no meu local de origem é extremamente gratificante, estou emocionada”.

Artesã Lene Valente

Além do desfile as grandes estrelas da noite foram os artesãos, que estavam extremamente gratos pelo espaço que agora elas chamam de “nova casa”, assim foi a artesã Lene Valente, 47 anos, moradora da Cidade Nova VI, que trabalha há 15 anos com decupagem em MDF. “Além de valorizar muitos nós artesãos, ainda vem essa visibilidade que nós estamos tendo agora, além da capacitação que recebemos da SEDEC, isso é fundamental”.

Artesã, Charlene Alves

Quem também estava extremamente feliz foi a artesã Charlene Alves, 38 anos, moradora do bairro do Coqueiro, que trabalha com chocolate há 4 anos. “Foram anos vendendo na rua, nas portas de shopping, hoje ter meu espaço é inexplicável, tô muito feliz e grata por esse momento”, concluiu a artesã emocionada.