Feira do Jaderlândia passa por uma transformação total e agrada a população

19/10/2023 08h19 - Atualizada em 19/10/2023 08h29

“São 30 anos que eu trabalho aqui. Nossas maiores necessidades eram o asfalto, segurança e um local com melhor condição pra gente trabalhar. Esse lugar era um lamaçal e não tinha boxes estruturados, era um espaço a céu aberto cheio de barracas de madeira e lona. A gente se virava sem estrutura alguma. Agora isso tudo está melhor. Estamos no paraíso”, falou satisfeito, o vendedor de caranguejo José Pereira do Nascimento, após a inauguração do Mercado do Jaderlândia. A entrega realizada pela Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio das Secretarias Municipais de Saneamento e Infraestrutura (SESAN) e de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), ocorreu no fim do mês de agosto.

O local foi construído do zero e com recurso próprio da prefeitura, que teve por objetivo tirar os feirantes do meio da rua e alocá-los em um lugar coberto e com infraestrutura adequada.

A Feira Municipal do Jaderlândia tem 126 boxes de vários segmentos, além de uma praça de alimentação, acessibilidade, estacionamento para carros e motos, bicicletários, depósito de lixos, administrativo e banheiros.

“Eu já moro aqui no Jaderlândia há 45 anos. Aqui era só um matagal antes. Doutor Daniel realizou o sonho de ter um Féira modernizada aqui no bairro. Tudo construído do zero. Isso vai nos ajudar em organização, conforto, beleza. Hoje dá pra bater foto, com orgulho”, contou o feirante Benedito da Rocha, que vende peixe no local.

Já a vendedora de farinha, Nalda Baunilha, está com grandes expectativas para que as vendas aumentem com a nova Feira Jaderlândia: “eu esperava por isso há mais de 30 anos e creio que agora vai ter mais clientela, mais vendas, melhoras em todos os sentidos”.

“Jaderlândia é um bairro populoso. Um bairro que necessitava de uma feira desse tamanho. Hoje, é uma feira com capacidade para 126 boxes. Então, são pelo menos 126 famílias sendo beneficiadas. 126 pequenos empreendedores que venderam há anos na rua, pegando sol e chuva. Agora, eles terão mais dignidade com melhores condições de trabalho”, disse a titular da SEDEC, Ivelane Catarine.

A farmacêutica Tatiane Lobato relembra: “na primeira visita do prefeito aqui, ele conversou comigo e me perguntou se o ponto em que eu estava era meu ou era alugado. Eu disse que era alugado e ele falou que a partir da inauguração da Feira Jaderlândia eu não precisaria mais pagar aluguel e que o ponto seria meu. Desde então, muito grata. Quero agradecer muito ao prefeito Doutor Daniel”.

A Prefeitura de Ananindeua realizou as obras de saneamento básico completo, que vai da instalação da rede de drenagem profunda, superficial, terraplanagem, meio fio, pavimentação asfáltica, sinalização viária, modernização das luminárias a vapor para LED. A gestão também organizou a área, retirando as barracas de madeiras do meio da via e levando para um local adequado.

Paulo Macedo, titular da SESAN, destaca o sentimento de missão cumprida: “Essa semana unimos forças para poder entregar o que há de melhor para os pedestres e motoristas, como prova disso são os feirantes que hoje não estão mais no meio da rua e agora podem conseguir o seu ganha pão e o sustento da família em um local coberto, seguro e higiênico”.

O prefeito Doutor Daniel Santos também anunciou mais novidades aos permissionários.

" Nós criamos o Auxílio Financeiro "Feirantes Ananin", já aprovado pela Câmara Municipal de Ananindeua, com o qual os feirantes da cidade receberão meio salário mínimo nos meses de Julho e Dezembro - épocas em que o movimento nas feiras diminuem. E assinamos a Ordem de Serviço para a criação de uma área de lazer nas proximidades da Feira Jaderlândia, para valorizar ainda mais essa área". revelou o prefeito da cidade.