SEDEC fomenta pesca artesanal e piscicultura nas Ilhas de Ananindeua

02/05/2023 10h02 - Atualizada em 02/05/2023 12h39
Secom

10 piscicultores e 13 pescadores artesanais foram cadastrados, no último dia 27 de abril, na Ilha de João Pilatos, região insular de Ananindeua. Essa ação da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) em parceria com a ACEEP.JR/UFRA, objetiva fomentar e organizar a piscicultura e a pesca artesanal no município.

O trabalho, que vem sendo realizado pelo técnico Joao Henrique e equipe da SEDEC e ACEEP.JR/UFRA, visa diagnosticar e fomentar a cadeia da pesca artesanal e piscicultura da Região das Ilhas, sendo essas duas cadeias de suma importância para economia local. "A pesca artesanal assume importante papel socioeconômico na ocupação de mão-de-obra, geração de renda e oferta de alimentos para a população, especialmente para as pequenas comunidades do meio rural", ponderou. 

No âmbito da cadeia produtiva são identificadas as características socioeconômicas, tecnológicas e produtivas da pesca artesanal e analisado o processo e as relações de comercialização. Os técnicos estão oferecendo suporte técnico com informações de cultivo aos produtores de peixe e assistência ao pescador artesanal para garantir a sustentabilidade das espécies que são pescadas no rio Maguari.