Mais de uma tonelada de peixes e hortaliças são distribuídas para famílias carentes de Ananindeua

06/04/2023 15h14 - Atualizada em 06/04/2023 16h44

“Estou desempregada e não tenho nenhuma renda fixa, a situação tá bem complicada em casa, eu vivo só de ajuda. Esse peixe e as verduras vão me ajudar bastante, hoje eu não tinha nada para comer, então eu agradeço muito a Deus pela prefeitura poder estar nos ajudando, o nosso prefeito por olhar com carinho pra gente. Muito obrigada, de coração. Hoje eu choro de alegria por poder comer um peixe”, contou Tatiana do Socorro, de 53 anos, uma das 600 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em Ananindeua e que nesta quinta-feira (6), foi beneficiada com a distribuição de 1.210 toneladas de peixe e 1 tonelada de hortaliças.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura Ananindeua, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), que teve como principal objetivo, garantir às famílias carentes a segurança alimentar e nutricional  nesse momento da Páscoa. O prefeito doutor Daniel Santos, acompanhado de sua esposa deputada federal Alessandra Haber, destacou sobre a importância dessa entrega. “Nosso desejo é melhorar de alguma maneira o dia a dia da população da nossa cidade, e por essa razão estamos distribuindo esses peixes e verduras para as famílias que são atendidas por nossos 10 CRAS e vivem em situação de vulnerabilidade. Essa ação leva mais dignidade à mesa do nosso povo, em uma semana em que o amor e a compaixão devem ser prioridade”, ressaltou.

A ação surpreendeu parte da população. Viviane da Silva, de 28 anos, moradora da Comunidade Paraíso de Deus, bairro Águas Lindas Marcos Moura, revela que não esperava. “É uma surpresa maravilhosa, esse peixe vai nos ajudar bastante, sou mãe sola de 6 crianças, sendo que 4 moram comigo e muitas das vezes não temos dinheiro para comprar a comida para as crianças. As coisas são bem complicadas, principalmente agora em que perdi tudo com a chuva que teve na nossa área, o desespero foi grande. O que a ameniza um pouco é a ajuda que a secretaria de assistência social está dando para gente nesse momento e ao longo dos anos”, disse.

Para Alicia Sales, de 19 anos, grávida de 8 meses, comentou que o peixe chegou em uma boa hora. “Estou feliz porque o peixe da semana santa está garantido para mim e minha família, a gente tá precisando muito. É um gasto a menos. Agradeço muito a prefeitura, porque o peixe e os legumes vieram em boa agora. Também agradeço a prefeitura por toda assistência que tô recebendo pelo programa Mãe Ananin, tá sendo 100%”.

A moradora Karine Diniz, de 33 anos, também foi uma das contempladas e demonstrou muita gratidão pelo recebido. “Foi uma bênção essa doação, no momento não tenho nenhum trabalho. Gratidão ao prefeito e a todos da Administração por olharem por nós. Agora meu filho e eu, teremos um almoço farto na Sexta Santa. Só Deus sabe o quanto que eu estava precisando ”, comentou.

Com o sorriso no rosto, dona Priscila Bitencourt, de 73 anos, já sabia como iria comer o peixe. “Vou guardar esse peixe para amanhã, quero fazer meu peixinho frito e comer com açaí, junto com os meus filhos”.

De acordo com a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Ivelane Neves, a ação também teve o intuito de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar do município. “A gestão do doutor Daniel é humana e buscamos colocar as pessoas no centro de todas as  ações, por isso que além de garantir o alimento para as famílias carentes durante a Sexta-Feira da paixão, também pensamos nos nossos agricultores locais, então as hortaliças que distribuímos foram oriundas de agricultores do nosso município, assim investindo na economia local e gerando emprego e renda”, explicou.

É a prefeitura trabalhando, fazendo mais por cada cidadão de Ananindeua.