Carnaval inclusivo espalha confete e alegria em Ananindeua

Diversão garantida para toda família

10/02/2023 15h23 - Atualizada em 10/02/2023 17h34

Cores, brilho e serpentina marcaram a abertura do Carnanindeua 2023 nesta sexta-feira (10), com o Bailinho Inclusivo, no salão do clube Asbep. O evento, promovido pela Prefeitura de Anainndeua, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), contou com a parceria das secretarias de educação, assistência social, saúde e trânsito, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos dos Autistas (APAN), FOCTAN e Pais e Mães de Anjos.

Segundo a diretora de Cultura de Ananindeua, Kedna Barbosa, o bailinho teve o intuito de proporcionar ao público infanto-juvenil momentos de lazer e diversão, além de promover a conscientização e o desenvolvimento de habilidades sociais das crianças.

“O prefeito doutor Daniel busca em sua gestão trabalhar no cuidado com as pessoas, então o bailinho foi estudado, planejado e projetado para que as crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), limitações motoras, entre outros, também pudessem curtir a folia do carnaval. Assim, preparamos com muito carinho, um espaço e uma programação toda adaptada para eles, com músicas, brincadeiras e oficinas, tudo orientado por profissionais capacitados”, ressaltou a diretora.

A garotada se divertiu com as apresentações do Homem Aranha, Super Homem, Mickey, Pato Donald, Galinha Pintadinha, Peppa Pig, brinquedos, oficinas de pintura e slime. Aline Ferreira, de 14 anos, estava animada para participar do bailinho e ter a oportunidade de vestir sua fantasia de bruxinha. “Queria muito vir. Gostei de tudo. Eu brinquei bastante. Minha roupa da linda”.

A banda Turma Fantástica animou o evento com muita música e dança. Sofia Ferreira, de 10 anos, faz parte do grupo "Mães e Pais de Anjos" de Ananindeua e comentou que ama dançar. “A festa tá muito legal, muito bem organizada. Gostei de todas as brincadeiras, mas o que mais gostei foi a parte das músicas, por tocar as minhas músicas favoritas. Dancei muito”.

Fantasiada de Frida Kahlo e cheia de charme, Luana Pacheco, de 14 anos, foi uma das vencedoras do concurso de Melhor Fantasia e faz parte do grupo Pais e Mães de Anjo. “Estudei muito sobre a Frida e ganhei o concurso, muito legal! Gostei muito da Festa, gostei do Dr. Daniel propor isso pra gente, pras crianças com deficiência. Tá sendo muito legal, porque a gente brincou e se divertiu. Se tiver ano que vem, eu vou vir com certeza. Eu adoro bailinho de carnaval”.

Mario e Luigi também marcaram presença na festa carnavalesca. “Desde pequenos os meus filhos fazem acompanhamento pelo CAPSi e CRAS, agora eles estão na escola, onde os professores dão todo o suporte necessário. Sou muito grata à Prefeitura de Ananindeua por proporcionar um acompanhamento completo aos meus filhos, tá de nota 10. E hoje está sendo ótimo, meus filhos estão se divertindo bastante. A Prefeitura está de parabéns”, comentou Luana Sousa, de 22 anos, mãe do Pablo e do Dominic.

Gracimar Araújo, avó do Ricardo e do Yann, também parabenizou a prefeitura e agradeceu a festa. "O som alto e a multidão nos afastam de muitos eventos. Mas aqui foi diferente, foi um momento de muita alegria, porque as crianças aproveitam e estamos encontrando aqui muita tranquilidade e organização. É ótimo ver essa alegria nos olhos dos nossos filhos e netos. A Prefeitura realmente está fazendo um momento de lazer, eles estão se divertindo e a gente também. Também sou grata pelo acompanhamento que meus netos têm no CAPSi, CRAS e na escola, profissionais qualificados que estão ajudando bastante. Não tenho nem palavras para agradecer o amor, cuidado e carinho que meus netos recebem pela equipe do prefeito. Obrigada", celebra.

E a folia não para por aí! Também nesta sexta-feira (10), tem o Baile da Melhor Idade, com os idosos atendidos pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) e pelo Instituto de Previdência do Município de Ananindeua (IPMA), e no fim de semana, 11 e 12, os festejos do Carnanindeua continuam na Arterial 18, onde tudo foi planejado, com toda a segurança, para proporcionar o melhor carnaval aos cidadãos de Ananindeua.

Confira a Programação

DIA 11/02 – SÁBADO

HORÁRIO - BLOCO

16H00- CONCENTRAÇÃO

16H30- MARCHA PARA JESUS

17H00- FANTASY KIDS OS SAPECAS CARNAVAL DA INCLUSÃO

18H00- GUERREIROS NA FOLIA CARNALINDAS NÃO ME KHALO VOU CANTAR ATÉ O FIM

19H00- GIRANDO NA FOLIA OS COBRAS DE LABORATORIO TOMA NO TUBO

20H00- FAMILIA SECA BUTECO *VEGAS CITY *CACHACINHAS ELLITS, AS FERAS CARNA MATHUSA AMIGOS DO POLL

20H30- ESCOLA DE SAMBA MAMA LARANJA

21H00- SECULT

21H30- PERUQUINHA

22H00- TO NEM VENDO

22H30- MANDA CHUVA

23H00- INJEÇÃO ELETRONIK

23H30- 40 HORAS FOLIA

00H00- CEGUINHO

00H30- IDEIA FIXA

01H00- ELETRO REGGAE

DIA 12/02 – DOMINGO

HORÁRIO BLOCO

16H00- CONCENTRAÇÃO

16H30- MARCHA PARA JESUS

17H00- ANANINDEUA KIDS

17H30- AFOXÉ DO PAINHO FLOR DE LYS MARIA EMPODERADA CARNAMIRANDA CARNANEGONA OLHÃO DO MAGUARI

18H00- TÔ NA PEDRA *FLOR DO ANANIN PINGO DE OURO CORUJÃO ELETRICO

18H30- CARNA 40 DAS MALUCAS *DO POPÓ VAI QUEM QUER PEGANDO A FUGA ROCK ANANINDEUA BLOCO DE RUA BRASILEIRINHO

19H00- SE BEBER, NÃO CASE!

19H30- ESCOLA DE CAPRICHOSOS DA CIDADE NOVA

20H00- CEGUINHO