Ananindeua será prioridade em projeto da Embrapa e do MDS para combater a fome e gerar renda

Ações conjuntas para melhorar a qualidade de vida das pessoas

10/07/2025 11h30
Secom

Representantes da Embrapa, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e de instituições parceiras.A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA), participou nesta quarta-feira (09), na sede da Embrapa Amazônia Oriental, de uma reunião estratégica que marcou o início das tratativas para a implantação do Sisteminha — uma tecnologia social desenvolvida pela Embrapa para o enfrentamento à fome, redução da pobreza e geração de renda em comunidades em situação de vulnerabilidade.

O encontro reuniu representantes da Embrapa, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e de instituições parceiras, consolidando uma parceria que coloca Ananindeua como um dos municípios prioritários no Pará para receber as primeiras unidades do projeto.

Durante a reunião, ficou definido que a primeira ação será a realização de uma capacitação na Embrapa, destinada à formação de multiplicadores que vão atuar diretamente na implantação do Sisteminha no Estado.

"Ananindeua será referência no combate à fome"

Guilhermina Cayres - chefe- adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Maranhão.Para a chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Maranhão, Guilhermina Cayres, a escolha de Ananindeua reforça o compromisso das instituições públicas com o desenvolvimento social e sustentável:

"Nessa reunião foi decidida a primeira capacitação, que será realizada aqui na Embrapa, para formar multiplicadores. O município de Ananindeua é um dos prioritários para a implantação dessas unidades do Sisteminha no Pará, com apoio da Embrapa, do Ministério do Desenvolvimento Social, mas principalmente com o engajamento da prefeitura. O objetivo é fazer de Ananindeua uma referência no combate à fome, no enfrentamento à pobreza e, sobretudo, no compromisso das gestões públicas em promover qualidade de vida para as pessoas do município."

Alex Rodrigues, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA) de Ananindeua.O Sisteminha é uma tecnologia social desenvolvida pela Embrapa para ser implantada em pequenos espaços (de 100 a 500 m²), integrando tanque de peixes, galinheiro para produção de ovos, horta, compostagem e minhocário, tudo conectado de forma a reaproveitar água e nutrientes. O objetivo é garantir segurança alimentar, gerar renda e promover o desenvolvimento sustentável de famílias em situação de vulnerabilidade.

Compromisso com quem mais precisa

A Prefeitura de Ananindeua reforça o compromisso em somar forças com o governo federal e a Embrapa para que o projeto avance com solidez no município, beneficiando diretamente famílias e comunidades que mais precisam.

OUTRAS NOTÍCIAS