Castramóvel leva serviços para comunidade no Icuí-Guajará
A ação faz parte das políticas municipais de saúde animal e tem o objetivo de diminuir e controlar a reprodução populacional indiscriminada no município
Secom
Unidade móvel. Na semana de 22 a 25 de setembro, a Prefeitura de Ananindeua, por intermédio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SEMPA), realizou no Icuí-Guajará mais uma ação do programa Pet Amigo, que levou o Castramóvel até o bairro.
Pré-operatório. A ação teve alta demanda e é um serviço oferecido pela prefeitura fundamental para o controle populacional de cães e gatos. A reprodução indiscriminada dos animais pode levar a abandonos e à disseminação de zoonoses, pois os animais têm acesso à rua e podem se contaminar, representando um risco à saúde humana. Além disso, esse serviço é indispensável para a saúde como um todo: humana, animal e do meio ambiente. A castração dos animais contribuindo para uma convivência mais saudável e equilibrada na comunidade.
Castração também é um ato de amor.Ao todo, a ação no Icuí-Guajará castrou 60 felinos e 40 cães, totalizando 100 animais beneficiados. É fundamental ressaltar a importância da castração na proteção da saúde pública e no bem-estar dos animais. A Secretaria de Proteção e Defesa Animal de Ananindeua está comprometida com a saúde dos pets do município por meio de ações de castração, vacinação e consultas.
Para saber mais sobre as ações da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal de Ananindeua, acompanhe as redes sociais da Prefeitura de Ananindeua.
SOBRE O CASTRAMÓVEL
Tutores devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência (original e cópia)
CRITÉRIOS PARA A CASTRAÇÃO
•Animais saudáveis;
•Idade entre 07 meses e 03 anos;
•Estar em jejum hídrico (6 horas) e sólido (8 horas) no dia do procedimento cirúrgico;
•Em caso de cio, o animal não poderá ser castrado;
•O animal deverá estar higienizado antes do procedimento;
•Em caso de prenhez, somente após o total desmame dos filhotes;
•Animais obesos não poderão passar pelo procedimento cirúrgico;
•Animais com pulgas e carrapatos não passarão pela avaliação.
FELINOS
•É obrigatório o uso de coleira, focinheira e caixas de transporte para cadastro e castração;
•Após a cirurgia, é obrigatório o uso de roupa pós-cirúrgica (fêmeas) e colar elizabetano (machos).
CÃES
•É obrigatório o uso de coleira e focinheira para cadastro e castração;
•No pós-cirúrgico, é obrigatório o uso de roupa pós-cirúrgica (fêmeas) e colar elizabetano (machos).
Obs: Medicamentos pós-cirúrgicos prescritos são de responsabilidade do tutor quanto à compra dos medicamentos prescritos na receita, que será entregue na saída do paciente.
Observações gerais das ações do Castramóvel:
1 - Distribuição de senhas às 7h;
2 - São realizados 40 atendimentos de cães e 60 de gatos;
3 - Somente um animal por tutor (família).
4 - Não é permitido cadastro ou atendimentos para tutores menores de 18 anos;
5 - Animais braquicefálicos, que são aqueles conhecidos por apresentarem uma cabeça com formato "achatado" e focinho de tamanho "encurtado" (ShihTzu, buldogue francês e inglês, pequinês etc.), necessitam de atendimento especializado, por isso não devem ser liberados para a castração na ação.
Animais que passaram por vacinação nos últimos 15 dias não podem passar pela ação do Castramóvel! Não é recomendado porque o procedimento cirúrgico pode comprometer a eficácia da vacina. Portanto, como regra geral, deve-se vacinar primeiro e então aguardar 15 dias após a última vacina para realizar a castração, pois podem ocorrer alterações nos exames.