Roda de Conversa marca Dia do Orgulho LGBTQIAP+ com diálogo sobre inclusão, diversidade e respeito

27/06/2025 19h21 - Atualizada em 01/07/2025 10h45
Secom

Roda de Conversa com o tema “Inclusão, diversidade e respeito”.Em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIAP+, celebrado em 28 de junho, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), promoveu, na manhã desta quarta-feira (26), uma Roda de Conversa com o tema “Inclusão, diversidade e respeito”. O encontro aconteceu na sede da secretaria e reuniu representantes da comunidade LGBTQIAP+, servidores públicos, educadores, gestores municipais e participantes da sociedade civil.

A ação faz parte de uma agenda de mobilização que visa fortalecer políticas públicas inclusivas, promover os direitos humanos e combater todas as formas de preconceito e discriminação.

A secretária da SEMMU, Andreza Miranda, destacou o papel das instituições na promoção da igualdade.

“Não se trata apenas de dar voz, mas de escutar com responsabilidade e agir com sensibilidade. A luta por respeito e inclusão deve estar presente em todas as nossas práticas enquanto gestão”. 

Leonora Bittencourt, palestrante em parceria com a Secretaria Mulher de Direitos Humanos.A convidada da manhã foi a palestrante Leonora Bittencourt, em parceria com a SECDH, que conduziu uma fala sensível sobre a vivência LGBTQIAP+, os desafios enfrentados no cotidiano e o impacto do acolhimento verdadeiro no atendimento público.

“Esta formação tem como objetivo levar informação para nossa rede de apoio, de atendimento e para os servidores, para criarmos uma relação de confiança baseada em respeito e compreensão das especificidades da população LGBTQIAP+. Estamos em junho, mês do orgulho, mas essa programação precisa acontecer o ano todo, para resguardarmos nossa cidadania e direito à vida. O respeito começa na escuta”.

Marlene Rodrigues, visitadora do programa Criança Feliz, do CRAS Curuçambá.A roda de conversa também foi marcada por falas emocionadas do público. Para Marlene Rodrigues, visitadora do programa Criança Feliz, do CRAS Curuçambá, o momento representou acolhimento e aprendizado. 

“Foi uma experiência transformadora. Eu esperava outra abordagem, mas encontrei um espaço de aprendizado sobre respeito e acolhimento. Entendi que servir com amor é também reconhecer e valorizar as diferenças. Que mais ações como essa aconteçam, porque fazem a diferença na nossa atuação e no nosso olhar sobre o outro”.

Com ações como essa, a Prefeitura de Ananindeua reforça seu compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva, diversa e livre de preconceitos, onde todas as pessoas tenham seus direitos reconhecidos e respeitados.

OUTRAS NOTÍCIAS