Oficina de máscaras carnavalescas fortalece vínculos e promove bem-estar entre idosos do CRAS

10/02/2026 18h33 - Atualizada em 10/02/2026 23h22
Secom

Oficina de confecção de máscaras carnavalescas.

A alegria do Carnaval ganhou um significado ainda mais especial para os idosos atendidos pelo CRAS Complexo do VI, que participaram, na manhã desta terça-feira (10), de uma oficina de confecção de máscaras carnavalescas. A atividade reuniu cores, criatividade e, principalmente, momentos de convivência, troca de experiências e fortalecimento de vínculos.

A secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, Francy Pereira, destacou a importância de atividades lúdicas e culturais para a qualidade de vida da pessoa idosa.

“Esses momentos são fundamentais para garantir direitos, promover bem-estar e fortalecer vínculos. A política de assistência social também é feita de cuidado, escuta e alegria. Ver nossos idosos ativos, sorrindo e participando é a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.

Orientadora social, Mara Farias.

A oficina foi coordenada pela orientadora social Mara Farias, que reforçou a relevância da iniciativa.

“A oficina integra as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e tem como objetivo incentivar a participação dos usuários em atividades culturais e recreativas, além de estimular a coordenação motora e a memória, contribuindo diretamente para a qualidade de vida da pessoa idosa”, explicou.

Iara Santos, de 59 anos.Para muitos idosos, ações como essa representam uma quebra da rotina, combatem o isolamento social e reforçam o sentimento de pertencimento ao grupo.

“Eu vim pra cá pra interagir com as pessoas, conhecer, fazer novas amizades e não ficar sozinha em casa. Eu tive muita depressão e hoje estou muito alegre e satisfeita de estar aqui, interagindo com as meninas, fazendo exercício, dança, essas coisas. Eu fico muito feliz”, relatou Iara Santos, de 59 anos.

Irene Pinto, de 68 anos.Irene Pinto, de 68 anos, destacou o impacto positivo que o CRAS tem no dia a dia dos idosos.

“Aqui no CRAS a gente se sente bem. Você esquece os problemas, se diverte, dança e passa uma manhã maravilhosa. Quando chega em casa, já chega com outro astral, com outra tranquilidade. Aqui a gente conversa, ri, conta piada, compartilha os problemas e forma uma família. A gente sai daquele baixo astral e encontra apoio e carinho. Eu me sinto em casa, me sinto outra pessoa”, afirmou.

A oficina de confecção de máscaras carnavalescas reforça o compromisso da SEMCAT em promover ações que garantam dignidade, inclusão social e envelhecimento ativo, transformando o CRAS em um espaço de cuidado, acolhimento e garantia de direitos.

OUTRAS NOTÍCIAS