Defesa Civil faz alerta à população sobre o perigo do uso de cerol nas pipas em Ananindeua

Mistura de vidro moído com cola nas linhas pode machucar as pessoas e causar grandes tragédias.

03/07/2023 13h17 - Atualizada em 03/07/2023 16h36

O mês de Julho chegou e junto com ele o período de férias escolares. A garotada quer se divertir, e uma das atividades de lazer preferido da criançada é empinar pipa. Porém, essa brincadeira pode ser muito perigosa, quando se usa cerol que é a cola com cacos de vidros miúdos, uma mistura proibida, passada na linha da pipa, com a intenção de cortar as outras que estão no céu.

O uso do cerol traz riscos não só a quem empina pipa, mas também a pedestres e motociclistas. Essa mistura pode causar rupturas dos tendões e nervos das mãos, e levar até a amputação de dedos para quem brinca; já para os pedestres e motociclistas o uso do cerol na linha pode ser mortal. Pois geralmente essas linhas enroscam no pescoço, causando lesões profundas e até causando a morte. Além disso, as pipas podem causar curto circuito e danos à fiação elétrica.

Multa

De acordo com a Lei Nº 2.698/2014, que dispõe sobre o uso de cerol em linha de pipa no município, em caso de acidente com linhas que contenham o cerol, é identificado o responsável pelo uso do material proibido, a ele será aplicada multa de 50 (cinquenta), UPF/PA, independentemente das sanções a que esteja sujeito. O material ilegal também será apreendido.

Em casos de adolescentes e crianças, eles podem ser encaminhados à Delegacia de Polícia para serem tomadas todas as medidas administrativas e feito contato com os pais ou responsáveis.

Além disso, os estabelecimentos que comercializarem o cerol podem responder por crime previsto no Artigo 132 do Código Penal. “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente: Pena - Detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave”.

Dicas para evitar acidentes

- Não utilize cerol ou linha cortante;

- As pipas devem ser empinadas longe de rede elétrica, pois podem causar curtos circuitos e colocar a vida em risco;

- Evite a atividade em locais com grande fluxo de veículos e pessoas;

- Rabiola deve ser evitada, pois pode enroscar nos fios elétricos.

- O uso de papel alumínio ou de linhas metálicas na confecção da pipa pode causar curtos circuitos no contato com fios elétricos.

- Caso a pipa enrosque em algum lugar alto, não tente removê-la. Subir em telhados ou postes apresenta risco de queda ou de choques.

- Não empine pipas em dias de chuva. A pipa serve de para-raios e pode conduzir energia.

Fiscalização

A Guarda Municipal fiscaliza diariamente nas rondas o uso do cerol nas pipas, assim como a utilização em locais inadequados.

Ao flagrar o uso de cerol, denuncie nos telefones:

Defesa Civil Ananindeua: (91) 993398726

Guarda Municipal Ananindeua: 153