Prefeitura de Ananindeua premia manipuladoras de alimentos com o “Avental de Ouro”

Reconhecimento valoriza profissionais que garantem alimentação escolar de qualidade para mais de 43 mil estudantes da rede municipal

04/07/2025 11h04 - Atualizada em 04/07/2025 12h30
Secom

Na manhã da última segunda-feira (30), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou a cerimônia de premiação do concurso “Avental de Ouro”, iniciativa que reconhece o talento e a dedicação das manipuladoras de alimentos da rede pública de ensino.

O concurso valoriza o trabalho diário desses profissionais, responsáveis por preparar refeições que, para muitas crianças e jovens, representam a principal alimentação do dia. Nesta edição do prêmio, três manipuladoras conquistaram o primeiro lugar, representando os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Josicleia Rodrigues, recebendo a premiação. Durante o evento, o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, destacou a importância da alimentação escolar como parte fundamental do processo educativo. “Cada pessoa que prepara a merenda precisa saber disso: muitas vezes, ela é o principal incentivo para a criança estar na escola. Por isso, seguimos valorizando vocês. A alimentação escolar em Ananindeua é completa, de qualidade, e é um investimento real na educação dos nossos alunos”, afirmou o prefeito.

Ao todo, 31 unidades de ensino da rede municipal participaram do concurso, com representantes de diferentes regiões da cidade. As manipuladoras de alimentos vencedoras, selecionadas por critérios como organização, boas práticas na manipulação dos alimentos, criatividade e compromisso com a merenda escolar, receberam como prêmio uma viagem com tudo pago para um destino no nordeste brasileiro, à sua escolha, durante um final de semana.

Secretária municipal de Educação, Ana Paula Renato.A secretária municipal de Educação, Ana Paula Renato, reforçou que a escola vai além da sala de aula e que a merenda escolar é um dos pilares do processo educacional. “Quando se fala em educação, lembra-se apenas da sala de aula, mas ela é construída em conjunto. Nunca faltou alimentação escolar em Ananindeua”, ressaltou.

Ela também compartilhou que a ideia do concurso surgiu em uma conversa com uma professora da rede. “O Avental de Ouro" nasceu de uma conversa com a professora Leila e levou um ano até ser colocada em prática. Não se gasta com educação, se investe nela. E investir também é reconhecer quem faz parte dessa construção todos os dias”, completou.

EMEF Clodomir Begot conquistou o 1.º lugar no segmento Ensino Fundamental, com o prato ″Caldo Verde Ananin″.Atualmente, a rede municipal de ensino de Ananindeua atende mais de 43 mil alunos, que contam com um cardápio elaborado de forma específica para cada faixa etária e modalidade de ensino. O município é destaque nacional quando o assunto é alimentação escolar, ocupando o 15.º lugar entre os melhores programas do país, conforme avaliação oficial.

Com o prato intitulado “Bobó de Frango", a manipuladora de alimentos Josicleia Rodrigues, levou o primeiro lugar no segmento da Educação Infantil, representando a Escola Municipal CMREI Valdete de Lima Pinto, localizada no bairro do Paar. 

“Eu estava sentada ali e nem esperava, sinceramente. Estou e me sinto muito feliz, porque o que eu faço, faço com muito cuidado, carinho e amor. Alimento aquelas crianças com todo o amor do mundo, então é muito bom receber esse reconhecimento e me sentir valorizada”, disse. 

A cerimônia foi marcada por muita emoção.A gestora da EMEF Clodomir Begot, Jacirema Silva, foi quem incentivou as manipuladoras da unidade de ensino a se inscreverem no concurso. De acordo com ela, o concurso é o reflexo do compromisso da gestão municipal com quem constrói a educação do município diariamente. A unidade escolar ficou com o primeiro lugar no segmento Ensino Fundamental, com o prato “Caldo Verde Ananin”. 

“É motivo de muito orgulho para todos nós que trabalhamos pela educação dos pequenos, desde à sala de aula até o refeitório”, disse. 

A premiação do Avental de Ouro reafirma o compromisso de Ananindeua com a valorização dos profissionais que, com dedicação e cuidado, tornam possível uma educação mais digna, saudável e acolhedora para todos.

OUTRAS NOTÍCIAS