4ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Povos Tradicionais de Ananindeua é realizada no Aurá

06/04/2024 18h37 - Atualizada em 06/04/2024 18h43
Secom

A 4ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Povos Tradicionais ocorreu na manhã deste sábado (6) no bairro do Aurá. A programação contou com exposições, vendas de produtos de diversos tipos, comida, música e muito mais.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA) e coordenado pela Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (Semupa), é um espaço de aprendizado e intercâmbio de conhecimentos, com atividades de capacitação em pesca e agricultura. 

Os visitantes puderam comprar produtos frescos, artesanais e de alta qualidade diretamente dos produtores locais. Uma feira que traz oportunidades para os expositores, artesãos, agricultores e demais presentes. 

“Momentos como esse são muito importantes pra gente que é da área rural, pois a gente tem a oportunidade de não apenas divulgar o nosso trabalho e de aumentar a nossa renda, como também de conhecer pessoas e aumentar nossa rede de contatos”, refletiu o agricultor da região das ilhas de Ananindeua, Francisco Ferreira.

Estudantes e pesquisadores também expuseram suas pesquisas no evento, como foi o caso de Rayana Monique, estudante de engenharia de pesca da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e membro do PET Pesca (Programa de Extensão Tutorial). “Estamos aqui para expor e trazer conhecimento científico para além dos muros da universidade. Além dos visitantes da feira, o intuito é poder informar os próprios expositiores e moradores da zona rural com essas informações que estudamos e fazemos no PET”, disse a jovem pesquisadora. 

A programação foi aberta ao público e reflete a visão da administração municipal de apoiar os pequenos produtores e de valorizar os povos tradicionais, contribuindo para o escoamento da produção agrícola na região.

“Eu vim comprar legumes, peixe o que eu puder comprar. Agora estou olhando as peças de jóias de artesanato e gostando. Nós moramos aqui próximo, então é bem legal”, contou a assistente social Cleide Gonçalves, acompanhada da filha, Monique.