Tradição e Inovação: 3ª Edição da Feira da Agricultura Familiar e Povos Tradicionais de Ananindeua

12/03/2024 18h40 - Atualizada em 13/03/2024 11h38

Na ocasião, Rui Begot (presidente da Câmara Municipal De Ananindeua) e Pedro Soares (secretário municipal de pesca e agricultura).O Curuçambá foi palco da 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Povos Tradicionais de Ananindeua no dia 2 de março. O evento, que foi idealizado pelo prefeito, Dr. Daniel Santos, e executado pelo secretário municipal de pesca e agricultura, Pedro Soares, reuniu produtores rurais, autoridades e a comunidade em um espaço de troca de experiências, conhecimentos e cultura.

Pedro Soares, Titular da Secretaria de Pesca e Agricultura de Ananindeua (SEMUPA).O objetivo principal da feira é facilitar o escoamento da produção agrícola no município, segundo o secretário municipal, Pedro Soares. “Esta feira oferece a oportunidade para que esses agricultores vendam seus produtos diretamente aos consumidores, eliminando a necessidade de atravessadores”.

Lideranças e autoridades na mesa de saudação. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Rui Begot, presidente da Câmara Municipal de Ananindeua (CMA); Leonardo Santos, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF); Edson Junior, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Diva Sousa, do Ministério das Mulheres; Rosanna Vallinoto, da Companhia Nacional de Abastecimento, Superintendência Pará (CONAB/PA); e Lidenilson Silva, do Movimento Camponês Popular (MCP), entre outras lideranças.

Agricultora familiar comercializando diversos produtos.A feira contou com a comercialização de diversos produtos da agricultura familiar, por meio de aproximadamente 50 produtores rurais de diversas localidades, a exemplo das comunidades ribeirinhas de João Pilatos, Sassunema e Nova Esperança, assim como do Sítio Bom Jesus e comunidade quilombola do  Abacatal, além de bairros como Aurá, Distrito Industrial e Curuçambá.

Vivia da Conceição Cardoso segurando sua produção de pupunha.Vivia da Conceição Cardoso, agricultora familiar do território Quilombola de Abacatal, ressaltou que a feira não é apenas uma oportunidade de negócio, mas também um momento de compartilhar a história e a tradição da produção agrícola local diretamente com os consumidores. “Para nós, não é apenas trabalho, é um estilo de vida! Nossa produção não alimenta só o corpo, mas também o espírito”, afirmou Vivian.

A Profª. Drª. Antonia Bronze, Pró-reitora de Extensão da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e docente de Fruticultura.Além da comercialização dos produtos agroflorestais, o evento ofereceu capacitações técnicas da agricultura e aquicultura. A Profª. Drª. Antonia Bronze, pró-reitora de extensão da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e docente de fruticultura, destacou a importância da interação entre a universidade e a comunidade. “A UFRA traz o diálogo com a comunidade em que estamos inseridos e traz os alunos para interagir com os agricultores familiares, atendendo às demandas desse segmento. A prefeitura está de parabéns pelo trabalho realizado”, concluiu Antônia Bronze.

Jeanderson da Silva Viana, engenheiro de pesca da UFRA e membro da AEP, ministrou palestra sobre “Piscicultura Familiar” no Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISAR).Jeanderson da Silva Viana, engenheiro de pesca da UFRA, membro da Associação dos Engenheiros de Pesca dos Estados do Pará e Amapá (AEP-PA/AP) e do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISAR) ministrou uma palestra sobre “Piscicultura Familiar”. “O incentivo à piscicultura é válido em qualquer região, especialmente aqui em Ananindeua, onde há espaço para a criação e demanda comercial. Nesse contexto, a parceria com a prefeitura se torna fundamental para impulsionar ainda mais esse setor”, disse Jeanderson Viana .

Celebração da cultura afro no município.Lideranças dos povos tradicionais, incluindo mestres renomados e representantes de diversos grupos de capoeira estiveram presentes na feira. O evento proporcionou um espaço de celebração da cultura afro no município, e de valorização das tradições ancestrais desses povos. A presença dessas lideranças dos povos tradicionais contribuiu para enriquecer ainda mais o ambiente cultural, e promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes.

Quebra de jejum camponês promovido pelo Movimento Camponês Popular (MCP).Destacou-se também a inauguração da Rede de Cozinhas Solidárias no município de Ananindeua. A iniciativa prevê que 69 agricultores e agricultoras fornecerão aproximadamente 83 toneladas de alimentos, abrangendo um público de cerca de 950 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Lindenilson Silva, do movimento Camponês Popular, destacou a importância da iniciativa: “O Brasil não pode ser o país da fome!”.

Colaboração de Kelve Melo (SEMUPA).