Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura reúne com produtores da Ilha de Sororoca

O estudo é para apresentar projetos e políticas para as comunidades das ilhas de Ananindeua.

18/12/2023 20h37 - Atualizada em 19/12/2023 11h17

A Secretaria de Pesca e Agricultura de Ananindeua (SEMUPA), reuniu-se com produtores rurais da Ilha de Sororoca, na última quinta-feira (14), para apresentar os projetos e políticas vigentes para as comunidades.
O objetivo das rodadas de reuniões é fazer o diagnóstico de produção, levantamento de dados para aplicar as políticas públicas nacionais de desenvolvimento agrário, que fomentam a cadeia produtiva.

Diretor da Divisão de Produção de Alimentos, Marcelo Freitas, na comunidade da Ilha de Sororoca.Para o diretor de produção familiar, Marcelo Freitas, o trabalho de mais contribuição para a comunidade é o projeto de extensão em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), que pesquisa a biodiversidade de peixes nas ilhas. “O projeto de mais relevância é o projeto da 'ictiofauna', onde os alunos passam cerca de quatro dias fazendo um levantamento da diversidade de peixes da região. A Ilha de Sororoca representa um berçário de várias espécies como o mapará, sarda, pescada, filhote, piramutaba, entre outros, por isso, esse estudo é importante para classificar a região e enquadrar os pescadores nas políticas existentes”.

Secretaria de Pesca e Agricultura de Ananindeua (SEMUPA), com produtores rurais da Ilha de Sororoca.Além dos projetos voltados à piscicultura, Marcelo Freitas, afirma que a Secretaria de Pesca e Agricultura de Ananindeua (SEMUPA), tem feito articulações para o desenvolvimento na infraestrutura. “Temos os projetos estruturais que são os trapiches para facilitar a escoação do produto, saneamento básico porque a comunidade tem uma questão da água salina, e esses são projetos realizados em parceria com o Governo de Estado junto ao município”, completa.

A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura tem retorno marcado nas comunidades para levantamento de novos cadastros de produtores e inclusão no Seguro Defeso.