Ananindeua avança na codificação postal de “CEP” nas ilhas do município

A implementação do Código de Endereçamento Postal na comunidade é garantir cidadania aos moradores.

13/12/2023 14h34
Secom

Equipe da SEMUPA e Correios visitando as residências da região das ilhas.A codificação em residências da região das ilhas pode se tornar realidade, através da parceria entre a Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA) e Correios.

O município de Ananindeua contempla cerca de nove ilhas, muitas delas, quase intocáveis. As mais conhecidas são João Pilatos, Igarapé Grande, Nova Esperança entre outras, um verdadeiro paraíso próximo a cidade, e que oferece aos amantes de refúgio e aventura uma boa opção de passeio. 

Porém, as dificuldades de quem mora nas ilhas ainda surgem, foi assim que a Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura em cooperação com os Correios, avançou para garantir cidadania aos moradores das comunidades das ilhas com a codificação postal de endereçamento, o “CEP”. 

Secretário Pedro Soares, Coordenadora de Pesca Lucileia Laurentino e Técnicos dos Correios em Nova Esperança.Em visita às comunidades no último dia 23, a equipe da SEMUPA e Correios conversou com os moradores para sanar a problemática, o secretário Pedro Soares explicou como a demanda surgiu. “Durante o Festival do Açaí, fomos visitar a comunidade Nova Esperança e uma moradora relatou que, durante a pandemia, precisava ir até a cidade para receber o auxílio por não ter o CEP, assim o cartão do benefício não chegava em mãos. Foi dessa forma que a SEMUPA contatou os Correios e estreitou a parceria.”, explica.

Para a moradora da ilha e presidente da Associação de Moradores e Produtores da Ilha São João de Pilatos, Elizângela Sousa, a implementação do CEP na comunidade é garantir cidadania e bem viver para os moradores. “Vai ser muito bom pra gente, inclusive para ter acesso ao Seguro Defeso. Agora nossos filhos vão ter endereço, as mães vão ter acesso ao cartão do benefício e nossa comunidade pode desenvolver muito mais”, afirma. 

Trabalho para a implementação do CEP na comunidade das ilhas.Implementação

A implementação dos CEPs passa por duas etapas principais; cooperação entre comunidade, poder público e Correios, avalia qual a característica das ilhas e avança na construção de uma agência comunitária, as AGCs. É o que explica Pedro Soares.

“A primeira etapa é avaliar na legislação qual a característica das comunidades, se são vilas, povoados, comunidades, após isso, os Correios, através de uma ação social interna, cria uma Agência Comunitária, a AGC, dessa forma um representante da comunidade é responsável pela AGC e um funcionário dos Correios tem a tarefa de trazer a correspondência e os próprios moradores retiram na AGC”, completa o secretário Pedro Soares.  

A próxima visita da SEMUPA nas ilhas, é para tratar sobre o cadastramento do Seguro Defeso junto a comunidade de pescadores.