Ananindeua participa da 6a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional em Brasília

Na oportunidade, o Secretário de Pesca e Agricultura, Pedro Soares, fez uma rodada de reuniões nos ministérios para avançar no fomento à agricultura familiar.

12/12/2023 10h01

Com apenas 40% de área urbana, o município de Ananindeua agrega potenciais impressionantes de produção de alimentos na metrópole da Amazônia. Com treze (13) associações de produtores familiares, sendo nove (9), pertencentes à região das ilhas, e quatro (4) na região urbana, garantir o alimento saudável e de baixo custo pode-se tornar acessível.

Titular da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura de Ananindeua (SEMUPA), Pedro Soares.Neste sentido, o Governo Federal realiza a 6a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional que busca debater e apontar principais problemáticas na questão da nutrição no país. “Com uma produção familiar forte, temos a oportunidade de aplicar as políticas para o produtor rural, definir estratégias de infraestrutura e logística, e tornar mais acessível, tanto financeiramente quanto nutricionalmente, os alimentos orgânicos e frescos’’, afirma o Titular da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura de Ananindeua (SEMUPA), Pedro Soares.

A 6a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional acontece durante os dias 11 e 14 de dezembro, no Parque de Exposições Ulysses Guimarães, em Brasília.

Reunião no MDA

Na oportunidade, o secretário (SEMUPA), Pedro Soares, se reuniu com a Diretora do Departamento de Inovação Para a Produção Familiar e Transição Agroecológica, Vivian Almeida, para apresentar possíveis projetos de estruturação da cadeia produtiva, promoção e fortalecimento da agricultura familiar na agroecologia.

Reunião no MDA.Na sequência se reuniu com o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Territorial e Socioambiental, Olivo Dambrós, para detalhar os gargalos na infraestrutura de apoio à produção familiar.

O Secretário deverá fazer mais uma manhã de reuniões em órgãos nos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, no Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática e no Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.