Estabelecimentos comerciais recebem blitz de conscientização sobre poluição sonora 

03/06/2023 09h35 - Atualizada em 03/06/2023 09h46
Secom

Conscientizar donos de bares e restaurantes sobre os efeitos da poluição sonora na saúde das pessoas e no meio ambiente, é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. 

Com este objetivo a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), com o apoio logístico do 6º batalhão da Polícia Militar e da GCMA-Randan, deflagraram, na noite desta sexta-feira (2), a segunda fase da operação “Diminua o som e aumente o respeito”, desta vez o foco foi estabelecimentos comerciais. As denúncias podem ser feitas pelo 190. 

A primeira fase da campanha ocorreu no dia 25 de maio, com blitz educativa aos condutores de veículos (carros particulares, ônibus e moto) que trafegavam pela avenida Dom Vicente Zico. As ações não têm a intenção de multar os locais, mas de fazer esclarecimento dos efeitos da poluição para quem frequenta ou mora perto dos estabelecimentos.

Nesta segunda fase, a mobilização foi realizada com agentes e técnicos da Semutran e da Sema, com orientação para o público presente, entrega de panfletos educativos e colagem de cartazes nos estabelecimentos, passou pelos bairros do Jaderlândia, Coqueiro e Cidade Nova.  

“Quando os estabelecimentos aceitam participar desta ação, torna-se aliados no combate a poluição sonora. Aqui em Ananindeua estamos tendo muito caso sobre este tipo de poluição e perturbação de sossego. É importante unir forças para combater esse problema”, pontuou o analista ambiental da Sema, Thiago Costa. 

Segundo relatório publicado em 2018, da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que até 2050, cerca de 25% da população mundial terá perda auditiva por longa exposição à poluição sonora, o estudo aponta ainda que este é o segundo maior poluidor ambiental, o primeiro é o ar.


Ananindeua, de 2022 até o primeiro bimestre de 2023, teve mais de 6 mil denúncias de poluição sonora, como apontam dados do Centro Integrado de Operações (CIOP). "Através do CIOP recebemos todas as ocorrências de poluição sonora e fazer essa campanha nos estabelecimentos é muito importante, queremos levar a conscientização para cada um dos donos de bares e restaurantes, para colocarem um volume sonoro que prejudique a saúde das pessoas e não perturbe o descanso dos moradores", explicou o coordenador de educação no Trânsito da Semutran, Walter Caroço.  

O trabalho de sensibilização tem como bases a Lei n.º 9.605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e o Artigo 17, da Resolução n.º 985/22, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) - Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação. 

Serviço:

Disque denúncia - 190