Prefeitura de Ananindeua entrega 1054 títulos de terras para os moradores do loteamento Floresta Parque, no Levilandia

11/11/2023 13h47 - Atualizada em 11/11/2023 17h13
Secom

Ivanilde da Silva“Há exatamente 17 anos estou aguardando por esse documento, porque eu sei o quanto é difícil a gente lutar pelo pedaço de terra. E hoje eu estou recebendo esse título para ter minha casa é muito gratificante”, comemorou dona Ivanilde da Silva, 59 anos, uma das 1.054 pessoas que foram agraciadas, pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), com o título de propriedade dos imóveis. 

A entrega ocorreu para os moradores do loteamento Floresta Parque, no bairro do Levilândia. A cerimônia de entrega dos títulos aconteceu na manhã deste sábado, 11 de novembro, próximo a igreja Nossa Senhora da Luz. 

Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel SantosO prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel, destacou o compromisso com a localidade para a regularização fundiárias dos moradores que, muitos deles, esperavam há anos por este momento. 

“Sonhavam com a regularização fundiária, eu não posso deixar de compartilhar com você, a gente entrega muita coisa na cidade, mas nada tem tanta simbologia e tanta importância pra mim, quanto a entregar o título para vocês. Por que se asfalta a rua e colocar lâmpadas de LED, não adianta se não tiver a segurança que a casa que você mora é sua. Então hoje a gente pode resgatar para vocês. Hoje vocês podem sair daqui sabendo que o documento da casa é de vocês, e o mais importante é que ninguém nunca mais vai tirar isso de vocês”, pontuou o prefeito de Ananindeua. 

O recebimento do título de terras garante segurança jurídica ao proprietário, resguardando seu direito à posse e propriedade sobre o terreno. O documento é a prova legal para financiamentos, transferência imobiliária e o desenvolvimento econômico da área.   

Natalina de Jesus Martins SilvaNatalina de Jesus Martins Silva, 42, fala do merecimento de receber esse título definitivo de proprietária da sua terra. “A importância é muito grande, porque faz 19 anos que eu aguardo e ainda não tinha sido concretizado e hoje, pra honra e glória do Senhor, e do nosso prefeito, nós conseguimos”. 

Quantidade - O Programa "Ananindeua Legal"  já executou 43.656 mil processos pela SEHAB de Ananindeua, dos quais 30.514 títulos já foram entregues, com 76 comunidades beneficiadas, e outros 13.139 estão em processo de andamento nas documentações.

Reconhecimento - O Programa "Ananindeua Legal" foi reconhecido como um "Case de Sucesso" por representar a "maior titulação de legitimação de posse" na Semana do Solo Seguro promovido pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). A Prefeitura foi premiada devido o trabalho que vem desenvolvendo no município, em quase 3 anos, por executar uma das iniciativas mais bem sucedidas na área de Regularização Fundiária Urbana.